TRT-15 e MPT visitam Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, em Barretos (SP)
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), desembargador Samuel Hugo Lima, esteve em visita institucional, nos dias 25 e 26/3, no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor em Barretos (SP), juntamente com o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, Ronaldo José de Lira. Também participou da visita a esposa do desembargador Samuel, Elenice Destro Lima.
#ParaTodosVerem: O desembargador Samuel Lima com sua esposa e representantes do Instituto observam a maquete do hospital.
#ParaTodosVerem: Foto posada com o doutor Samuel Lima e sua esposa com mais quatro homens. Ao fundo, uma parede branca com três quadros.
Na visita, conduzida pelo presidente do hospital, Henrique Prata, e por médicos e pesquisadores do Centro de Pesquisa Molecular, as autoridades puderam acompanhar as atividades acadêmicas realizadas no complexo, cuja construção foi financiada a partir de recursos advindos da ação civil pública ajuizada em face das empresas Shell e Basf. O edifício foi inaugurado há exatamente sete anos. “Os recursos oriundos do processo trabalhista que tramitou na 15ª Região financiaram a construção do complexo e impulsionaram pesquisas inovadoras. É um testemunho claro de como a responsabilidade corporativa pode ter um impacto positivo tangível na sociedade, proporcionando esperança e oportunidades onde mais se precisa”, destacou o presidente Samuel.
#ParaTodosVerem: Dois homens com jaleco branco conversam com o vice-procurador-chefe do MPT, Ronaldo José de Lira e com o desembargador Samuel Lima e a esposa numa sala com algumas máquinas de pesquisa.
O IEP contempla pesquisa, prevenção, tratamento e educação em oncologia. Com uma média anual em torno de 200 publicações científicas em revistas renomadas, o instituto colocou o Hospital de Amor, nos últimos três anos, entre as primeiras posições do Scimago Institutions Rankings (SIR) – recurso de avaliação científica, entre instituições que realizam pesquisas na área da Saúde na América Latina.
#ParaTodosVerem: Um homem de jaleco branco à frente numa sala explica sobre as pesquisas. No local, estão mais quatro pessoas em pé, três homens e uma mulher, todos de jaleco branco. E sentados estão o doutor Ronaldo José de Lira, o doutor Samuel Lima e Elenice Destro Lima.
“É motivo de orgulho para o Ministério Público constatar que o investimento realizado no Centro de Pesquisa Molecular está trazendo grandes benefícios sociais, incluindo a pesquisa de tratamentos inovadores contra o câncer, e também novas formas de prevenção”, afirmou o procurador Ronaldo Lira.
O IEP criou grupos de pesquisa constituídos por pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico em diferentes frentes, tais como biologia computacional, modelos experimentais na oncologia translacional, oncologia pediátrica, cuidados paliativos, qualidade de vida, fatores ambientais e ocupacionais do câncer, genética molecular, oncologia pulmonar, melanomas, imuno-oncologia, metabolismo tumoral, HPV, oncologia pré-clínica, dentre outras.
#ParaTodosVerem: O doutor Ronaldo José de Lira, o doutor Samuel Lima e Elenice Destro Lima estão em pé observando um televisor à parede. Um homem de jaleco branco à frente explica sobre as pesquisas. Na sala, ainda estão mais quatro homens.
O Centro de Pesquisa Molecular, local onde funcionam as atividades de pesquisa do IEP, possui três andares, preparados com equipamentos modernos e tecnologia avançada para realização de pesquisa nos mais diferentes campos da oncologia molecular, e estudos de funcionamento anormal e agressivo das células tumorais. O prédio abriga ainda uma extensão do maior banco de amostras de tumores da América Latina, que reúne centenas de milhares de amostras.
#ParaTodosVerem: Desembargador Samuel Lima e integrantes do instituto caminham pelo hospital.
Com fotos do Hospital do Amor e informações do MPT
- 376 visualizações