TRT-15 lança portal e institui programas de preparação para a aposentadoria e de valorização do magistrado e servidor inativos

TRT-15 lança portal e institui programas de preparação para a aposentadoria e de valorização do magistrado e servidor inativos
Conteúdo da Notícia

Na manhã desta terça-feira, 9/4, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, assinou as Resoluções Administrativas n. 3 e 4 de 2024, que criam, respectivamente, o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) e de Valorização do Magistrado e do Servidor Aposentado. A assinatura aconteceu durante a cerimônia de lançamento do Portal da Aposentadoria da Justiça do Trabalho da 15ª Região, realizada no Salão Nobre da Presidência, e contou com a presença de magistrados e servidores, ativos e inativos do Tribunal. O evento também foi transmitido ao vivo no canal do Youtube do TRT-15.

#ParaTodosVerem: Dr. Samuel com as duas resoluções nas mãos que instituem o PPA e o de valorização do magistrado e servidor aposentados

O desembargador Samuel classificou o lançamento do portal eletrônico e a assinatura das resoluções como um marco significativo da jornada institucional, por celebrar o resultado do avanço tecnológico e inovador da instituição e um compromisso sólido com o bem-estar e o reconhecimento dos que dedicaram anos de serviço à 15ª Região. “Reconhecer e valorizar a contribuição dos profissionais aposentados é um ato de justiça e demonstração de gratidão pela dedicação incansável à causa da justiça”, afirmou. Quebrando o protocolo, o presidente da Corte fez uma deferência à desembargadora Eliana Felippe Toledo, presidente da Corte no biênio 2002-2004, repassando a ela a condução dos trabalhos.

#ParaTodosVerem: Foto posada, doutor Samuel Hugo ao lado da juíza Daniela Macia e de mais três pessoas, dois homens e uma mulher.

Segundo explicou o presidente Samuel Lima, o portal foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por magistrados e servidores ativos e inativos, com o uso das metodologias da inovação do Co.Labora15 e conta com as interfaces “aposente bem” e “continuando a vida”, dispondo de recursos e informações essenciais para aqueles que estão se preparando para essa nova fase, além de oportunidades de engajamento e interação para os já aposentados. 

#ParaTodosVerem: Doutor Samuel posa em foto com outros participantes do evento, estão todos em pé, nove homens e três mulheres.

Sobre a criação dos programas de preparação para a aposentadoria e de valorização do magistrado e do servidor inativo, o presidente do TRT-15 destacou o empenho da instituição em fornecer suporte, recursos e oportunidades para que cada indivíduo possa desfrutar de uma aposentadoria significativa e gratificante, iniciativa que se alinha com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. 

#ParaTodosVerem: A desembargadora Eliana Toledo fala no púlpito.

Representando os magistrados aposentados da 15ª Região, a desembargadora Eliana Toledo mencionou a satisfação pelo reconhecimento do Tribunal ao bom serviço prestado e à dedicação perene dos magistrados e magistradas. Para ela, esse evento simboliza o “reconhecimento ao trabalho, ao esforço e à valiosa contribuição externada por anteriores gerações de magistrados que valorosamente auxiliaram a construir a magnífica instituição que hoje é a Justiça do Trabalho, em particular o nosso glorioso TRT da 15ª Região”.

#ParaTodosVerem: O desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella fala no púlpito.

Defensor da proposta, o desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que participou ativamente do projeto de desenvolvimento do Portal da Aposentadoria, agradeceu a colaboração e o convívio com os demais participantes das oficinas do laboratório de inovação do TRT-15. O magistrado registrou sua satisfação pela criação do portal e dos programas de preparação para a aposentadoria e valorização ao aposentado, “que serão de grande utilidade para os aposentados e pensionistas”. 

#ParaTodosVerem: A servidora Izabel Cristina fala no púlpito, sendo observada pelos participantes do evento que estão sentados.

Ao falar do processo de aposentadoria, a servidora convidada para representar os servidores aposentados do TRT-15, Izabel Cristina Arroyo, citou o poema “Tempo de travessia”, de Fernando Pessoa, comparando a aposentadoria a uma travessia. Izabel, que também participou das oficinas do Co.Labora15 para desenvolvimento do projeto, falou sobre as bagagens e experiências pessoais de cada ser humano. Para ela, o Portal da Aposentadoria será um facilitador da “travessia”, tanto para aqueles que querem romper o vínculo, quanto para quem pretende manter os laços com a instituição. 

#ParaTodosVerem: No púlpito, o magistrado Sérgio Polastro fala ao microfone sendo observado pelos participantes do evento, que estão sentados.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), instituição apoiadora das iniciativas de valorização dos aposentados, juiz Sérgio Polastro Ribeiro, mencionou a maneira como se trata os antecessores como um termômetro social. O magistrado destacou a importância de reconhecer o legado deixado pelos antecessores, enfatizando que o TRT-15 caminha em direção a esse reconhecimento e acolhimento dos aposentados. “Esses normativos assinados hoje resgatam a importância histórica e acolhem do presente para o futuro”, pontuou.

#ParaTodosVerem: O presidente do sindicato José Aristéia fala no púlpito.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira, destacou o apoio da entidade para a concretização das resoluções e do Portal em benefício dos aposentados, reforçando a satisfação pela participação no processo criativo do projeto. Aristéia classificou o ato como uma resposta a uma necessidade, aliada à sensibilidade da gestão atual do TRT-15, que percebeu e acolheu essa demanda. 

#ParaTodosVerem: O desembargador Samuel Hugo, sentado, observa a juíza Daniela Macia e a servidora Lara que estão no púlpito. A magistrada fala ao microfone. Na lateral esquerda da foto, um televisor mostra o portal da aposentadoria.

A coordenadora-geral do Co.Labora15 e juíza auxiliar da Presidência, Daniela Macia Ferraz Giannini, falou sobre o desenvolvimento do projeto no Laboratório de Inovação. Conforme relatou, o projeto nasceu de uma demanda de alguns magistrados, relativa à aposentadoria. A partir dessa demanda, priorizada pelo presidente Samuel Lima junto ao Co.Labora15, foram realizadas oitivas de magistrados e servidores aposentados, para identificação das principais necessidades. Para concretização do projeto, foram mobilizados diversos setores do Tribunal para trabalharem ao lado do Laboratório de Inovação. Com o auxílio da servidora Lara de Paula Jorge, a juíza Daniela Ferraz apresentou o Painel dos Aposentados e suas interfaces.

O Portal está disponível na Intranet – Serviços ao Usuário – Portal da Aposentadoria.

#ParaTodosVerem: Foto dos participantes do evento sentados aplaudem o lançamento do portal.

Unidade Responsável:
Comunicação Social