Vice-corregedor do TRT-15 ministra aula magna de abertura do ano letivo na Unisal em Lorena/SP

Vice-corregedor do TRT-15 ministra aula magna de abertura do ano letivo na Unisal em Lorena/SP
Conteúdo da Notícia

O  vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, conduziu a aula magna realizada em 26/2, no teatro São Joaquim, localizado no campus da unidade de Lorena do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. A aula, que marcou a abertura do ano letivo dos cursos de Direito e de Filosofia, teve como tema “A dignidade humana e a hermenêutica da legislação trabalhista”. O evento foi acompanhado por alunos e docentes da Unisal.

#ParaTodosVerem: Desembargador Manoel Carlos palestra no palco do teatro da Unisal-Lorena

Durante sua exposição, o desembargador defendeu que “ao contrário do que se pensa, o Direito do Trabalho surgiu e foi concebido para funcionar como mecanismo de equilíbrio dentro do sistema econômico capitalista, ou seja, é uma criação capitalista materializando um instituto de aperfeiçoamento do sistema”.

Ao abordar a formação histórica e política do Direito do Trabalho no mundo ocidental, o magistrado relacionou o surgimento do Direito do Trabalho a uma necessidade política voltada para o controle da questão social. Nesse contexto, a aula ofereceu uma análise profunda das intersecções entre Direito e humanidade no âmbito trabalhista.

#ParaTodosVerem: público assiste à aula sentado em cadeiras vermelhas

Unidade Responsável:
Comunicação Social