Visita a centro de treinamento para cães-guias sensibiliza sobre acessibilidade e inclusão
Na sexta-feira, 27/9, um grupo de desembargadores, juízes e servidores visitou o centro de treinamento para cães-guias e cães de assistência do Instituto Adimax, em Salto de Pirapora, interior de São Paulo. Organizada pela Escola Judicial em parceria com o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, coordenado pela desembargadora Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, a atividade contou com a participação dos desembargadores João Batista Martins César e Adriene Sidnei de Moura David, da assessora de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ekaterini Sofoulis Hadjirallis Morita e de Marcelo Pires, da empresa Consolidar - Diversidade e Inclusão, entre outras pessoas.
#ParaTodosVerem: magistrada com olhos vendados anda por um circuito com a ajuda de um cão-guia e um instrutor.
#ParaTodosVerem: duas mulheres e dois homens observam o treinamento de labradores a distância.
#ParaTodosVerem: dentro de um cômodo, uma cachorra amamenta seus filhotes enquanto um grupo de servidores e magistrados os observam da janela aberta e conversam com a funcionária do Instituto Adimax.
O dia de visitação foi uma oportunidade para os integrantes do Judiciário Trabalhista conhecerem o trabalho social realizado pelo Adimax, uma instituição sem fins lucrativos que promove a inclusão social e o bem-estar animal. “Todos os programas sociais do nosso Instituto são voltados para o propósito de amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”, explica o diretor-geral do instituto, Thiago Pereira, na apresentação que inaugurou o roteiro do dia.
#ParaTodosVerem: ao fundo, em pé, o Diretor Geral do Instituto, Thiago Pereira, vestindo camisa amarela e terno, fala ao microfone para os visitantes sentados.
#ParaTodosVerem: funcionária deficiente visual, acompanhada de seu cão guia deitado à sua frente, conversa em pé com servidores ao seu redor.
Na instituição, cães da raça labrador são treinados para atuarem como guias de deficientes visuais ou como assistentes para crianças autistas e idosos. Os participantes fizeram uma visita monitorada às instalações do centro de treinamento, onde também puderam interagir com os animais.
#ParaTodosVerem: três mulheres vendadas atravessam o "Túnel Sensorial" segurando o corrimão.
O roteiro priorizou atividades de conscientização. Em uma delas, para passar pelo “Túnel Sensorial”, os participantes vendaram seus olhos e percorreram um pequeno corredor com obstáculos pelo trajeto. Do outro lado, funcionários com deficiência visual aguardavam o grupo para uma conversa de sensibilização.
#ParaTodosVerem: desembargadora Rita Scagliusi, acompanhada de um instrutor, sendo guiada por um cão-guia.
Ao final da visita, a desembargadora Rita Scagliusi interagiu com os participantes, chamando a atenção para a necessidade de engajamento. “A sociedade precisa se modificar e se abrir para a temática da acessibilidade e inclusão, que é urgente”, afirmou.
#ParaTodosVerem: Desembargadora Rita Scagliusi em pé, falando ao microfone para os participantes, sentados.
#ParaTodosVerem: funcionários do Instituto, visitantes e o cão Magnus posam juntos para a foto.
- 555 visualizações