Aula magna de abertura do ano escolar lota auditório da EJud-15

Aula magna de abertura do ano escolar lota auditório da EJud-15
Conteúdo da Notícia

Nesta quinta-feira, 13/2, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (EJud-15) deu início ao ano escolar com a aula magna ministrada pela procuradora do estado de São Paulo e especialista na área de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, que abordou o tema “A Corte Interamericana e o impacto de suas decisões na proteção dos Direitos Humanos no Brasil”. O evento inaugurou o auditório principal do novo prédio da EJud-15, reunindo magistrados, servidores e advogados, que lotaram o espaço. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal da EJud-15 no YouTube.

#ParaTodosVerem: Dra. Ana Paula está sentada à mesa, falando ao microfone.

A mesa de abertura contou com a presença de importantes autoridades do TRT-15. A presidente do Tribunal, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, fez as honras da abertura, destacando a importância do aprimoramento contínuo e da troca de conhecimentos. Sensível à temática da palestra, a magistrada ressaltou a atuação do TRT-15 na promoção dos direitos humanos, tanto judicial, quanto extrajudicialmente, por meio de ações afirmativas. Nesse sentido, enfatizou a importância das comissões e comitês do Tribunal, que interna e externamente, combatem nessa frente.

#ParaTodosVerem: Componentes da mesa alta, Dra. Ana Paula, Dr. Luiz Felipe Lobo (ao microfone) e Dra. Eleonora estão sentados à mesa, com parte da plateia em primeiro plano.

Ao lado da presidente do TRT-15, estavam o diretor e a vice-diretora da EJud-15, desembargadores Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo e Eleonora Bordini Coca, que reforçaram o compromisso da Escola Judicial com a qualificação dos profissionais da área. Entre as autoridades presentes estava o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e juiz do TRT-15 Guilherme Guimarães Feliciano. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, acompanhou a aula de abertura de maneira virtual, reforçando a abrangência da formação continuada promovida pela Escola Judicial.

#ParaTodosVerem: Público sentado, com a procuradora Flávia Piovesan e Dra. Adriene ao fundo, na mesa alta.

A apresentação da palestrante e a coordenação do painel de trabalho ficaram a cargo da desembargadora Adriene Sidnei de Moura David. A escolha do tema foi estratégica, visando estimular uma reflexão profunda sobre questões atuais e relevantes no cenário jurídico, especialmente no campo dos direitos humanos. A professora Flávia Piovesan abordou a importância da Corte Interamericana de Direitos Humanos e explicou como suas decisões têm provocado mudanças significativas na jurisprudência. Ao final, a palestrante apresentou formas de aplicar esses impactos nas decisões proferidas pelos tribunais nacionais.

#ParaTodosVerem:  Todos de pé, em foto posada, com Dr. Helcio Dantas Lobo Junior (vice-presidente administrativo), Dr. Luiz Felipe Lobo, Dra. Ana Paula Lockmann, a procuradora Flávia Piovesan, Dra. Eleonora Coca e Dra. Adriene.

Além de marcar o início das atividades letivas de 2025, o evento representou um marco simbólico para a EJud-15, sendo o primeiro realizado nas novas e modernas instalações da Escola Judicial, que se fortalece como centro de desenvolvimento educacional para os profissionais da Justiça do Trabalho.

Assista à íntegra da palestra.

Abertura Ano Ejud-15 2025

Unidade Responsável:
Comunicação Social