Corregedor Renan Ravel participa de encerramento do encontro “Desenhando o Futuro” das Secretarias Conjuntas

Corregedor Renan Ravel participa de encerramento do encontro “Desenhando o Futuro” das Secretarias Conjuntas
Conteúdo da Notícia

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes, encerrou, na manhã desta quarta-feira, 19/11, o encontro “Do alicerce ao horizonte: Consolidando nossas conquistas e desenhando o futuro”, evento promovido pela Corregedoria Regional, e que reuniu no espaço do Co.Labora 15 os 20 diretores de secretaria e assessores de gestão das atuais 10 unidades de Secretarias Conjuntas da 15ª. Para o magistrado, o encontro reafirma “o envolvimento dos gestores e amplia nosso rol de competências, com fortalecimento da instituição”.

"Desembargador Renan fala ao microfone em frente a um telão de fundo preto"

O desembargador Renan reforçou a preocupação da Corregedoria com “as pessoas que ocupam os setores mais estratégicos na hierarquia da primeira instância”, os diretores e assessores de gestão. Sem desconsiderar o importante papel dos juízes, o corregedor afirmou que esses servidores, “a alma das Secretarias Conjuntas”, como os chamou, apresentam um olhar mais aprofundado e, por isso, maior compreensão e absorção do novo modelo de gestão das secretarias. Para o magistrado, essa realidade justificou a realização do curso que teve, como tema, “muito apropriado”, de  “desenhar o futuro”. Na prática, este ano, em que o tribunal consolidou o projeto Especializa & Equaliza com a implantação das 10 Secretarias Conjuntas, houve uma “mudança de cultura”, o que gerou muita resistência e desafios, mas “combatemos o bom combate”, concluiu.

O corregedor Renan também se solidarizou com as dificuldades e “dores” impostas pelo trabalho dos gestores, o que ele chamou de “a dor da liderança”. Inspirado na leitura do livro homônimo do autor Samuel Chand, o desembargador afirmou que “todo líder eficiente está sujeito a contrariedades, e conviver com elas, enfrentando a realidade, promove o aprendizado”.

"Diretores estão sentados à mesa no Co.Labora 15, divididos em grupos"

O encontro foi dirigido pelos gestores Letícia Campos Guedes, coordenadora-geral substituta de Estratégias e Projetos, e Rafael dos Santos Brito, analista de Políticas Sociais, ambos do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal. Nos três dias do encontro (17, 18 e 19/11), foram coordenadas quatro oficinas colaborativas com o objetivo de discutir os resultados do projeto Especializa & Equaliza e construir um plano de ação com estratégias e ações para serem implantadas, visando à sua continuidade e ao seu fortalecimento. As quatro oficinas abordaram temas  como liderança, propósito e cultura organizacional do TRT-15, tendências e perspectivas de futuro e gestão de mudança e, por fim, a construção do plano de ação.

Unidade Responsável:
Comunicação Social