Desembargador Gerson Pistori participa de sua última sessão do Pleno

Desembargador Gerson Pistori participa de sua última sessão do Pleno
Conteúdo da Notícia

O desembargador Gerson Lacerda Pistori participou na tarde desta quinta-feira, 4/9, de sua última Sessão Administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os membros da Corte dividiram momentos de muita emoção, marcada pelo reconhecimento e gratidão pela convivência com o magistrado. Com seus 35 anos dedicados à magistratura do trabalho, o desembargador Gerson construiu, como bem destacaram seus colegas, uma carreira baseada no idealismo, pacificação, seriedade e erudição.

"presidente da Corte, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann posa ao lado do Dr. Gerson Pistori"

A presidente da Corte, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, afirmou que o desembargador Gerson “deixa gravada sua história de dever cumprido com justiça” e desejou ao amigo “felicidade nas novas e futuras escolhas no trilhar da vida”, mas lamentou sua despedida, lembrando que sua “cultura vai fazer muita falta”.

Entre as palavras de carinho, lembranças e agradecimentos dos desembargadores, Gerson foi homenageado como um bom “vinho de guarda”, e seu conhecimento e erudição mais de uma vez foram destacados como marca pessoal em suas conversas mas também em seus julgados. Dono de um texto de fácil compreensão, como ele mesmo faz questão de afirmar “para entendimento tanto do trabalhador como do empregador”, o magistrado também foi lembrado como homem “contundente no que pensa e fala”. Entre os colegas que renderam homenagens ao desembargador Gerson, que se aposenta em 16 de setembro (em outubro, ele completa 75 anos), falaram o decano da Corte, por videoconferência, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, os vice-presidentes administrativo e judicial, desembargadores Helcio Dantas Lobo Junior e Wilton Borba Canicoba, e os desembargadores Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, Samuel Hugo Lima, Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira e José Otávio de Souza Ferreira. Também prestaram sua homenagem a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet, e o presidente em exercício da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, juiz Francisco Duarte Conte. 

"servidor João Henrique de Sá Santana fala ao microfone no púlpito"

O servidor João Henrique de Sá Santana, do gabinete do desembargador Gerson, usou o púlpito para uma homenagem ao magistrado, com quem, por anos, compartilhou experiências de vida e trabalho. João Henrique destacou como principais características do ser humano Gerson, um homem idealista, o fato de ser também cuidador, observador, negociador, facilitador e pacificador. O servidor encerrou suas palavras com uma música “Aposentado de bem com a vida”, de Nilton César. 

"Dr. Gerson Pistori sentado no plenário"

O desembargador Gerson, como bem disse, uma pessoa que não gosta de fazer discursos, foi direto. Ele elencou um rol de agradecimentos à presidente da Corte, aos colegas de primeira e segunda instâncias, aos integrantes do seu gabinete (de ontem e de hoje), a todos os servidores da 15ª, aos colegas de bancada e, emocionado, aos familiares, particularmente à esposa Maria Helena (presente na sessão ao lado do filho Frederico), e aos filhos. No lugar de discurso de despedida, o magistrado preferiu dividir com o público um trecho de seis minutos da música de Villa-Lobos, “Rasga Coração”, do Choros n. 2. Em suas palavras, a canção, criada há quase cem anos, retrata as angústias de um compositor prestes a deixar o país, e sua preocupação com a valorização da cultura e da brasilidade miscigenada, diante do avanço de governos totalitários pelo mundo.

Assista na íntegra a sessão.

Unidade Responsável:
Comunicação Social