Juíza Lúcia Zimmermann palestra sobre execução no FT Campinas

Juíza Lúcia Zimmermann palestra sobre execução no FT Campinas
Conteúdo da Notícia

A juíza auxiliar da Corregedoria e coordenadora de Pesquisa Patrimonial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Lúcia Zimmermann, ministrou no Fórum Trabalhista de Campinas, na manhã desta sexta-feira, 12/9, a palestra “Gestão de Vara na Execução Trabalhista: índices, produtividade e perspectivas”. Organizado pela juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, titular da 3ª VT de Campinas e representante da Ejud-15 na Circunscrição local, o evento contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, além das desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, juízes titulares e substitutos, incluindo os auxiliares da Presidência Daniela Macia Ferraz Giannini e Sérgio Polastro Ribeiro, e servidores (oficiais de justiça, gestores e auxiliares de audiência), somando cerca de 50 pessoas. 

Em aproximadamente 1h30 de palestra, a juíza Lúcia Zimmermann abordou temas como a estrutura da execução no TRT-15, taxa de congestionamento líquida e sua repercussão na execução trabalhista, Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) desenvolvido pela CGJT como ferramenta que contribui para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho. Também apresentou uma análise dos índices relevantes do e-Gestão para que se possa identificar os entraves processuais e, com base nesse diagnóstico, evitar o congestionamento frequente da execução trabalhista. Por fim, a magistrada falou da execução trabalhista no contexto das secretarias conjuntas e suas principais otimizações. 

A juíza Marina Siqueira Ferreira Zerbinatti ressaltou a importância do tema da palestra, por tratar da execução, na semana da Maratona da Pesquisa Patrimonial realizada pela Coordenadoria de Pesquisa Patrimonial, véspera da Semana Nacional da Efetividade de Execução Trabalhista, que se inicia na segunda-feira, 15/9. A magistrada afirmou que a palestra integra o programa “Ejud-15 na Circunscrição”, e o tema abordado é fruto de uma pesquisa realizada com magistrados e servidores da Circunscrição de Campinas, e também foi apresentado recentemente aos gestores nacionais da Execução, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Unidade Responsável:
Comunicação Social