Live nesta terça (20/5) discute como a conciliação pode mudar os rumos do processo trabalhista

Live nesta terça (20/5) discute como a conciliação pode mudar os rumos do processo trabalhista
Conteúdo da Notícia

No período que antecede a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada de 26 a 30 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove uma live especial com o tema "Como a conciliação pode mudar seu processo". O bate-papo acontece na terça-feira, 20/5, às 17h30, com a participação da desembargadora Ana Claudia Torres Vianna, vice-coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), e do juiz Régis Antônio Bersanin Nieddu, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Presidente Prudente. A transmissão será feita pelo canal do TRT-15 no YouTube.

A proposta é apresentar ao público os benefícios da conciliação como forma eficaz de resolução de conflitos trabalhistas, além de destacar a mobilização em curso para a semana nacional, que terá milhares de audiências no TRT-15. Embora as inscrições para inclusão de processos na pauta já estejam encerradas, os preparativos seguem intensos em todas as unidades do Tribunal.

Neste ano, o esforço concentrado envolverá 153 Varas do Trabalho e 15 Cejuscs espalhados pelo estado de São Paulo  (um de 2º grau e 14 de 1º grau, localizados em cidades como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente).

Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a campanha deste ano se inspira na COP30, que acontecerá em novembro no Brasil, reforçando a ideia de que soluções consensuais contribuem para a sustentabilidade das relações jurídicas, humanas e sociais.

A presidente do TRT-15 e coordenadora do Nupemec, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destaca que a conciliação é uma oportunidade para empresas e trabalhadores alcançarem acordos com mais celeridade, menos custos e desgaste. Já a vice-coordenadora do Nupemec, desembargadora Ana Claudia Torres Vianna, ressalta o compromisso institucional com a cultura da paz, alinhado à Agenda 2030 da ONU.

Em 2024, o TRT-15 foi o tribunal com maior arrecadação na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista: mais de R$ 198 milhões em valores homologados, com 3.887 processos conciliados em 12.046 audiências. Foram atendidas mais de 54 mil pessoas, consolidando a 15ª Região como referência nacional em solução consensual de conflitos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social