Magistrados do TRT-15 visitam fábrica da Whirlpool em Rio Claro
Na última sexta-feira, 25/4, um grupo de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região visitou as instalações da Whirlpool, localizada em Rio Claro. Promovida pela Escola Judicial do TRT-15, a visita teve como objetivo proporcionar aos juízes uma compreensão mais aprofundada sobre a realidade da indústria e as questões que envolvem o ambiente de trabalho. A atividade foi coordenada pelo juiz Artur Ribeiro Gudwin, titular da Vara do Trabalho de Rio Claro.
#ParaTodosVerem: guiados por um homem com colete preto, várias pessoas caminham numa área aberta, usando óculos de proteção e coletes verdes.
Os magistrados foram recepcionados pelo diretor da planta, Vinícius Tokuda Kouichi, que apresentou a unidade fabril aos visitantes. Além de acompanhar o processo de fabricação e as etapas de montagem de fogões e lavadoras de roupa das marcas Consul e Brastemp, o grupo visitou diversos setores da fábrica, incluindo salas de treinamento de pessoal e espaços voltados para segurança e qualidade.
#ParaTodosVerem: dentro de uma fábrica, várias pessoas estão sentada em bancos de madeira, ouvindo orientações de uma mulher que está em pé.
O foco da visita foram as condições de trabalho oferecidas aos funcionários da Whirlpool. Os magistrados puderam observar a gestão de ergonomia nas linhas de produção e, também, conhecer as instalações de vestiários, berçário e outras áreas dedicadas ao bem-estar dos empregados.
#ParaTodosVerem: em uma sala fechada, uma mulher, em pé, fala para o público, que está sentado.
Outra parte importante da visita foi o bate-papo com os líderes da empresa, que apresentaram as práticas corporativas relacionadas à gestão de pessoas, segurança no trabalho e responsabilidade social. Entre as ações destacadas, foi apresentado o programa social “Consulado da Mulher”, uma iniciativa da Whirlpool que visa promover o empoderamento feminino, oferecendo cursos de qualificação e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
#ParaTodosVerem: magistrados e funcionários da Whirlpool posam para foto em uma área externa, em frente à placa com a logomarca da empresa.
A visita à Whirlpool faz parte do programa de formação continuada de magistrados. “A troca de experiências e o contato direto com os ambientes produtivos e sociais das empresas são fundamentais para aprimorar a atuação dos juízes nas questões trabalhistas”, afirmou o coordenador da atividade, juiz Artur Gudwin. Além dele, participaram da visita os juízes titulares Alexandre Vieira dos Anjos (VT de Cajuru) e Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues (6ª VT de Campinas), e os juízes substitutos Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, Flavia Farias de Arruda Corseuil, Lucas Falasqui Cordeiro e Bruno Furtado Silveira.
- 171 visualizações