Magistrados realizam visita pedagógica à montadora de Sorocaba em ação da Ejud-15 e do Programa Trabalho Seguro

Magistrados realizam visita pedagógica à montadora de Sorocaba em ação da Ejud-15 e do Programa Trabalho Seguro
Conteúdo da Notícia

Vinte e três magistrados participaram, na manhã de sexta-feira (18/7), de uma visita pedagógica à fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Promovida pela Escola Judicial do TRT da 15ª Região (Ejud-15) e pelo Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro, a iniciativa teve como objetivo aproximar a atuação jurisdicional da realidade das relações de trabalho no setor industrial, reunindo juízes e desembargadores do TRT-15, além de convidados da Justiça Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo.

#ParaTodosVerem: Os visitantes observam o trabalho na montadora.

A programação contou com recepção institucional, apresentação das rotas tecnológicas da montadora, visita guiada aos setores produtivos e exposição das linhas de produtos. Os magistrados também participaram de uma roda dialógica com gestores e trabalhadores da empresa, com representantes das áreas de recursos humanos, produção, segurança do trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
“Atividades como essa permitem uma atuação proativa e integrada, unindo magistratura, empregadores e trabalhadores na construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis”, afirmou o desembargador Edmundo Fraga Lopes, coordenador e gestor regional de 2º grau do Programa Trabalho Seguro no TRT-15. Ele destacou ainda o caráter pedagógico da experiência, que contribui para uma análise mais qualificada dos casos julgados pela Justiça do Trabalho.

#ParaTodosVerem: Participantes estão sentados em um auditório, à frente está o juiz Mauro, em pé.

O juiz do trabalho Mauro César Luna Rossi, representante da circunscrição de Sorocaba no Programa Trabalho Seguro e coordenador pedagógico da visita, ressaltou a importância do contato direto com os ambientes produtivos. “Sair do gabinete e ir à fábrica permite compreender os desafios enfrentados por trabalhadores e empregadores, além de conhecer de perto as práticas voltadas à saúde e segurança. É um aprendizado essencial”, avaliou.

Durante a visita, os magistrados conheceram práticas como gestão visual de riscos, padronização de procedimentos, treinamentos com uso de tecnologias imersivas e os fundamentos do Toyota Production System (TPS), sistema que alia eficiência operacional à proteção da integridade física dos trabalhadores.

A atividade integra o programa de formação continuada da Ejud-15 e as ações do Programa Trabalho Seguro, coordenado nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com foco na prevenção de acidentes e na promoção de ambientes de trabalho mais seguros.

Participantes

Além do desembargador Edmundo Fraga Lopes e do juiz Mauro Rossi, participaram da visita os magistrados do TRT-15: Alexandre Vieira dos Anjos, Bruno Furtado Silveira, Décio Umberto Matoso Rodovalho, João Batista Martins César (desembargador), Marcelo Carlos Ferreira, Newton Cunha de Sena, Oséas Pereira Lopes Junior, Paula Cristina Caetano da Silva, Paulo Eduardo Belloti, Ricardo Regis Laraia (desembargador), Robson Adilson de Moraes, Ronaldo Oliveira Siandela, Valdir Rinaldi Silva e Wellington Amadeu.

Também estiveram presentes, como convidados, os magistrados da Justiça Federal em São Paulo: Marcelo Lelis de Aguiar, Maria Fernanda de Moura e Souza e Luís Antônio Zanluca; e os juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo: Adriana Tayano Fanton Furukawa, Cassio Mahuad, Daniela Bortoliero Ventrice, Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad e Mario Mendes de Moura Junior.

Unidade Responsável:
Comunicação Social