Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa na segunda-feira com mobilização em todas as unidades do TRT-15

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa na segunda-feira com mobilização em todas as unidades do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Começa nesta segunda-feira, 26/5, a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, uma grande mobilização promovida anualmente pela Justiça do Trabalho em todo o país. No TRT da 15ª Região, o esforço conjunto voltado à resolução consensual de conflitos envolve as 153 Varas do Trabalho, os 15 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) - sendo um de segundo grau e outros 14 de primeiro grau -, além da Vice-Presidência Judicial.

Durante toda a semana, serão realizadas centenas de audiências presenciais e telepresenciais. A expectativa é repetir ou até superar os resultados da edição de 2024, quando o TRT-15 alcançou o primeiro lugar no ranking nacional com R$ 198,4 milhões em valores homologados, além de se destacar pelo número de processos conciliados e pessoas atendidas.

Embora o prazo para inclusão de novos processos na pauta especial tenha se encerrado, as unidades do TRT-15 já estão prontas para conduzir as audiências previamente agendadas, com a participação ativa de magistrados, servidores, advogados e partes interessadas. “O engajamento das nossas equipes demonstra o compromisso institucional com uma Justiça mais eficiente, dialógica e voltada à solução pacífica dos conflitos”, destaca a presidente do TRT-15 e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

A vice-coordenadora do Nupemec, desembargadora Ana Claudia Torres Vianna, também reforça a importância da Semana como oportunidade para transformar litígios em soluções. “A conciliação reduz o tempo de espera, os custos do processo e, sobretudo, preserva as relações humanas. É um caminho de sensatez e de responsabilidade social.”

Inspirada na sustentabilidade das relações, a campanha deste ano adota o lema “Menos conflitos, mais Futuro — conciliar preserva tempo, recursos e relações”. A proposta dialoga com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro no Brasil, reforçando o potencial da conciliação como uma escolha consciente, que também poupa recursos materiais e emocionais.

Convênio com a FPF

Integrando a programação da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, na terça-feira, 27/5, às 11 horas, o TRT-15 e a Federação Paulista de Futebol (FPF) assinam novo termo de cooperação para fomentar a mediação e a conciliação em litígios trabalhistas entre trabalhadores e clubes paulistas. A cerimônia será realizada no Salão Nobre da Presidência, no edifício-sede do Tribunal.

Com vigência de cinco anos, o convênio renova e amplia uma parceria iniciada em 2019, que se consolidou como experiência pioneira no país. A iniciativa prevê a adoção, pelos clubes filiados à FPF e sob a jurisdição do TRT-15, de práticas voltadas à solução consensual dos conflitos, com apoio dos Cejuscs da 15ª Região. Além de promover a celeridade processual, a iniciativa busca preservar as relações no mundo do futebol em sintonia com a cultura da paz e com os princípios que norteiam a Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social