TRT-15 e Bradesco assinam acordo com foco na solução alternativa de conflitos

TRT-15 e Bradesco assinam acordo com foco na solução alternativa de conflitos
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Banco Bradesco firmaram nesta quarta-feira, 3/9, o Acordo de Cooperação Técnica n. 21/2025, que visa à redução e à racionalização de litígios e ao fomento à solução consensual de conflitos. Assinaram o acordo, pelo TRT-15, a presidente e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, os vice-coordenadores do Nupemec, desembargadores Fábio Bueno de Aguiar e Ana Cláudia Torres Vianna, e o diretores do Bradesco Júlio César Bueno, Afranio Carlos Camargo Dantzger e Kurt Schunemann Júnior. Prestigiaram a cerimônia, realizada no Salão Nobre da Presidência, os vice-presidentes administrativo e judicial e o vice-corregedor, respectivamente os desembargadores Helcio Dantas Lobo Junior, Wilton Borba Canicoba e Edison dos Santos Pelegrini, e também a desembargadora Antonia Regina Tancini Pestana. Estiveram presentes também a juíza auxiliar da Corregedoria, Lúcia Zimmermann, e o advogado Fábio Monteiro, representando a Ordem dos Advogados do Brasil.

Além da redução da litigiosidade e racionalização dos processos e do fomento à solução consensual de conflitos em relação a temas jurídicos diversos, o acordo firmado pelo TRT-15 e Bradesco tem por objetivo também a redução do prazo de duração dos processos, diminuindo a taxa de congestionamento nas fases de conhecimento e de execução. Para isso, o Bradesco deverá fixar um Plano de Trabalho, sobre temas diversos, com a inclusão em pauta mensal de processos.

"presidente Ana Paula assina o termo"

A presidente Ana Paula Lockmann destacou a importância do primeiro acordo técnico assinado em sua gestão, e que visa ao fomento de soluções alternativas de conflitos, especialmente pela envergadura de seus partícipes, o banco Bradesco, “uma das maiores instituições do país”, e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, “reconhecido por sua pujança e muito respeitado por sua ética na entrega jurisdicional”. A magistrada destacou ainda a representatividade do TRT-15 que, junto ao TRT-2 (SP), somam 38% da movimentação processual de toda a Justiça do Trabalho.

A presidente afirmou que o acordo assinado com o Bradesco promete trazer “resultados expressivos tanto para o banco como para os jurisdicionados”, especialmente também pela atuação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) na 15ª, órgão do qual é coordenadora, e que conta com o trabalho relevante de seus vice-coordenadores, os desembargadores Fábio Bueno de Aguiar, “oriundo da advocacia e que, com toda sua vibração e garra, é um grande incentivador da conciliação” e Ana Cláudia Torres Vianna que, segundo a presidente, “tem a conciliação em seu DNA”.

"Diretor do Bradesco assina o termo"

O diretor executivo do Bradesco, Júlio César Bueno, expressou sua honra em firmar com o TRT-15, “por seu peso e importância”, um acordo que deverá abranger 94% dos municípios do interior do estado que integram o regional, onde também, em muitos deles, o Bradesco está presente.

Em nome do presidente-executivo da instituição, Marcelo Noronha, o diretor reafirmou “o compromisso do banco, em seus 82 anos de história, com a Justiça, os jurisdicionados e os municípios”, e destacou a importância da iniciativa com o TRT-15, especialmente pelo grande nível de capilaridade das instituições.

"De pé, várias pessoas posam para foto no salão social da Presidência"

Leia o termo na íntegra.

Unidade Responsável:
Comunicação Social