TRT-15 e OAB de Bebedouro promovem o evento “A Conciliação em Movimento”

TRT-15 e OAB de Bebedouro promovem o evento “A Conciliação em Movimento”
Conteúdo da Notícia

Em uma iniciativa conjunta voltada ao fortalecimento da cultura da paz e à promoção da solução consensual de conflitos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a 87ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bebedouro realizaram, nesta quinta-feira, 3/4, o evento “A Conciliação em Movimento – Bebedouro”. A ação ocorreu na sede da OAB local (Casa da Advocacia e da Cidadania) e reuniu magistrados, advogados, estudantes e a comunidade jurídica em um dia de integração e reflexão sobre a importância do diálogo e da pacificação social.

#ParaTodosVerem: duas mesas com pessoas sentadas em cadeiras participando das audiências, sob coordenação do juiz César Basile, na OAB local.

A programação teve início com a realização de audiências de conciliação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de Ribeirão Preto na sede da OAB, com participação do vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador Helcio Dantas Lobo Junior. As sessões foram conduzidas pelo coordenador do Cejusc, juiz César Reinaldo Offa Basile, com o apoio dos mediadores Wanderley Vicentini Junior e Guilherme Parisi Pazeto, além da estagiária Bárbara Papa Zoubaref. Das 15 audiências realizadas, 12 resultaram em acordos homologados, com R$ 476,2 mil distribuídos aos reclamantes. O índice de conciliação foi de 80%.  A atividade foi acompanhada por estudantes de Direito do Centro Universitário UNIFAFIBE e por alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Municipal Vitório Cardassi (Imesb), e contou com o apoio institucional da vice-presidente e do tesoureiro da subseção da OAB, Mayra Rosane Melo e Cesar Andrade Correia. 

#ParaTodosVerem: foto em close da mesa alta do evento, com Dr. Fábio falando ao microfone ao lado das Dras. Ana Cláudia e Dora.

Na sequência, o painel “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” abordou as metodologias consensuais de solução de conflitos, reforçando a importância da cultura da paz e a valorização do papel de magistrados e advogados na conciliação. O painel foi presidido pelo vice-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TRT-15, desembargador Fábio Bueno de Aguiar, e teve como expositora a juíza Dora Rossi Góes Sanches, coordenadora do Cejusc de 2º grau.

#ParaTodosVerem: foto da mesa alta composta por oito pessoas. Dra. Ana Cláudia fala ao microfone.

Os debates contaram com a participação da desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna, também vice-coordenadora do Nupemec, e da advogada e desembargadora aposentada, Marilda Izique Chebabi. O evento foi encerrado pelo presidente da 87ª Subseção da OAB de Bebedouro, Gilberto de Barros Basile Filho, e contou com a presença da juíza titular da Vara do Trabalho de Bebedouro, Fernanda Cavalcanti Varzim Gaetano.

Para o vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, “a  realização do evento simboliza a parceria entre a Justiça do Trabalho e a advocacia, reforçando a importância da conciliação como instrumento de efetivação da justiça social”.

#ParaTodosVerem: foto posada com 11 pessoas, todas de pé, entre magistrados e advogados, que participaram da atividade.

Unidade Responsável:
Comunicação Social