TRT-15 é premiado em 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da JT
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participou do 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho, que aconteceu nos dias 6 e 7/8, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. O corregedor do TRT-15, desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes, participou da programação da quarta-feira, acompanhado pelos juízes auxiliares da Corregedoria e da Vice-Corregedoria da 15ª Região, Lúcia Zimmermann e Alessandro Tristão. Durante o evento foi realizada a entrega do Prêmio “TRT em Destaque”. A 15ª Região recebeu a premiação na categoria “Vara Destaque Regional em Solução de Mérito”, graças ao desempenho da Vara do Trabalho de Fernandópolis.
Nos dois dias de atividade, representantes das 24 corregedorias regionais, magistrados, servidores e autoridades da área correicional se reuniram para debater sobre as novas diretrizes institucionais da Justiça do Trabalho, à luz das transformações trazidas pela Lei nº 14.824/2024, que dispõe sobre a composição, o funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Políticas estratégicas e temas estruturantes, como a equalização da carga de trabalho, Justiça Itinerante, ações afirmativas e boas práticas judiciárias também foram objeto de debates.
A solenidade de abertura do 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da JT contou com a presença do ministro presidente do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, eleito presidente do TST para o biênio 2025-2027, do ministro José Roberto Freire Pimenta, eleito corregedor-geral da Justiça do Trabalho para o biênio 2025-2027, e da desembargadora coordenadora da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Margareth Rodrigues Costa.
O encerramento da programação foi marcado pela entrega do “Prêmio TRT em destaque”, destinado ao reconhecimento de varas, tribunais regionais e núcleos de Justiça 4.0 que se destacam na prestação jurisdicional. O TRT-15 foi contemplado na categoria “Vara Destaque Regional em Solução de Mérito”, pelo desempenho da Vara do Trabalho de Fernandópolis, que atingiu o índice de solução de mérito de 100,96%, o segundo maior entre as varas contempladas na mesma categoria . A unidade foi representada pelo juiz titular da VT de Fernandópolis e auxiliar da Vice-Corregedoria, Alessandro Tristão, e pela diretora da Secretaria Conjunta de São José do Rio Preto, Regina Mari Enomoto Tabarini.
“O Fórum das Corregedorias consolida-se como espaço estratégico para o aprimoramento da atividade correicional, alinhando diretrizes e fortalecendo a atuação institucional. A premiação à Vara do Trabalho de Fernandópolis reflete o compromisso do TRT-15 com a eficiência e a qualidade na prestação jurisdicional”, declarou o corregedor regional, desembargador Renan Ravel.
O juiz Alessandro Tristão atribuiu o sucesso da VT de Fernandópolis ao trabalho conjunto de servidores e magistrados, ressaltando a importância da integração da unidade ao projeto “Simetria-15 – Justiça em Equilíbrio”, criado pela Presidência e Corregedoria Regional, desde março, e a vinculação da unidade à Secretaria Conjunta de São José do Rio Preto desde o início de 2025.
- 496 visualizações