TRT-15 participa da 45ª Reunião do Coleouv, marcada por debates, palestras e oficina de linguagem simples

TRT-15 participa da 45ª Reunião do Coleouv, marcada por debates, palestras e oficina de linguagem simples
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participou, entre os dias 12 e 14/11, da 45ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), realizada no Campus das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul, em Canela (RS). O encontro reuniu ouvidores, equipes técnicas e gestores de Ouvidorias dos TRTs de todo o país, em uma edição marcada pela homenagem à reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024 e pelo foco na cooperação judiciária, inovação e qualificação da comunicação com a sociedade.

"Abertura do evento, com autoridades em cadeiras no palco, e plateia assistindo no auditório"

O TRT-15 foi representado pelo ouvidor, desembargador Edmundo Fraga Lopes, pela vice-ouvidora e ouvidora da Mulher, desembargadora Rosemeire Uehara Tanaka, pela desembargadora Antonia Regina Tancini Pestana (ouvidora no biênio 2022-2024 e ex-presidente do Coleouv) e pelo servidor Alan Rogério Oliveira Simões de Melo. A participação da equipe reafirmou o compromisso institucional da 15ª Região com o fortalecimento das Ouvidorias e com as diretrizes nacionais de transparência, acolhimento e escuta qualificada.

Programação

"Professora observa participantes fazendo exercício de linguagem simples em oficina temática"

Ao longo dos três dias, a reunião do Coleouv promoveu debates, apresentações e atividades formativas essenciais para o fortalecimento do sistema de Ouvidorias da Justiça do Trabalho. A programação contemplou a apresentação de boas práticas, como estratégias de atendimento via omnichannel; uma oficina sobre linguagem simples; um painel com Ouvidorias de outros ramos do Judiciário (TJM, TJRS, TRE e OAB/RS); uma plenária dos ouvidores, com deliberações internas e eleição da nova direção; e a exibição de partes do documentário sobre a enchente de 2024, entre outras atividades.

Encerramento com foco no combate ao assédio

"Dra. Antonia, Dra. Rosemeire, ministra Liana e Dr. Edmundo posam para foto em frente ao banner alusivo do evento"

O evento foi encerrado nesta sexta-feira, 14/11, com a conferência “Assédio no Trabalho: a violência invisível que deixa marcas indeléveis”, proferida pela ministra Liana Chaib, coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação do Tribunal Superior do Trabalho. Ela abordou as diversas formas de enfrentamento, prevenção e responsabilização, destacando o papel das Ouvidorias como portas de entrada seguras e qualificadas para relatos e acolhimento. A conferência reforçou a importância da atuação integrada dos tribunais para promover ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e respeitosos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social