TRT-15 recebe a exposição “O aroma das cores”, da artista Michaela A. F.

TRT-15 recebe a exposição “O aroma das cores”, da artista Michaela A. F.
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebe a partir de 10 de abril, no Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”, a exposição “O aroma das cores”, que reúne cerca de 65 obras entre quadros, vidros e instalações da artista plástica Michaela Affonso Ferreira Nardone (Michaela A. F.). A abertura oficial será marcada por um vernissage no dia 9 de abril, às 17h.

A iniciativa integra a programação especial em comemoração aos 40 anos de instalação do TRT-15 e reforça o compromisso institucional com a valorização da cultura e das artes como instrumentos de aproximação com a sociedade. “Ao celebrarmos os 40 anos do TRT-15, reafirmamos também o nosso compromisso com a dimensão humana da Justiça. A arte nos convida à sensibilidade, ao diálogo e à reflexão, valores que também orientam a atuação institucional do Tribunal”, destaca a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

Natural de Campinas (SP), Michaela A. F. vive e trabalha em São Paulo. Sua trajetória artística é marcada por influências diversas, desde a convivência com a pintura ainda na infância até a experiência vivida em Roma, onde aprofundou sua percepção estética voltada à arte e à arquitetura. Graduada em Economia pela Unicamp e em Arquitetura pela Belas Artes de São Paulo, encontrou na arte um campo de experimentação sensível, inicialmente com a fundição de vidro e, posteriormente, com a pintura em aquarela.

A técnica, inspirada em abordagens terapêuticas ligadas à antroposofia, explora as qualidades anímicas das cores, que se tornam elemento central de sua poética. Em suas obras, Michaela investiga relações entre transparência, planos cromáticos, figuração e abstração, criando composições que transitam entre o geométrico e o sensorial. O resultado é uma atmosfera onírica, aberta a múltiplas interpretações, na qual cor, memória e percepção se entrelaçam.

Com referências que dialogam com artistas como Richard Diebenkorn, Cândido Portinari e Henri Matisse, a artista desenvolve uma linguagem própria, marcada pelo uso intenso das cores e pela busca de equilíbrio entre tensão e harmonia nos campos pictóricos.

A exposição, que tem curadoria do desembargador Marcos da Silva Porto e da juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, estará aberta ao público de 10 de abril a 21 de junho de 2026, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no Espaço Cultural do TRT-15, localizado na Rua Barão de Jaguara, nº 901, 1º andar, em Campinas. A entrada é franca.

Serviço:  Exposição “O aroma das cores”
Local: Espaço Cultural “Desembargador Eurico Cruz Neto”
Rua Barão de Jaguara, nº 901, 1º andar, Campinas
Data: 10 de abril a 21 de junho de 2026 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 12h às 18h
Vernissage: 9 de abril de 2026, às 17h

Unidade Responsável:
Comunicação Social