TRT-15 recebe visita de estudantes da Anhembi, Facamp, Unianchieta e Unip

TRT-15 recebe visita de estudantes da Anhembi, Facamp, Unianchieta e Unip
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu, na tarde da quarta-feira, 19/8, a visita de 98 estudantes do curso de Direito da Anhembi Morumbi Sorocaba, da Faculdade de Campinas (Facamp), do Centro Universitário Anchieta (Unianchieta), de Jundiaí, e da Universidade Paulista de Campinas (Unip). Os alunos estavam acompanhados pelos professores, Janete Almenara (Anhembi), Daliana Keleti e Daniel Meneses (Facamp), Claudia Ruiz (Unianchieta) e Patrícia Haddad (Unip). 

"Estudantes posam na frente do edifício do TRT-15"

Assim que chegaram, os visitantes posaram para a tradicional foto em frente ao edifício-sede do TRT-15. Na sequência, foram ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), no 4º andar, sendo recepcionados pela servidora Daniele Cristofoletto e pela coordenadora de Gestão Documental, Cristina Paula Pera. Os estudantes puderam conhecer parte do acervo histórico do tribunal e tiveram contato com documentos, fotografias, processos e objetos que ajudam a preservar e contar a trajetória da Justiça do Trabalho na região. 

"Estudantes observam e conhecem a exposição no CEMAC"
Seguindo a programação, os visitantes foram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar, onde participaram de uma palestra com a secretária-geral judiciária do TRT-15, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara. Durante a apresentação, ela mencionou as comemorações dos 40 anos do tribunal e alguns aspectos da estrutura e do funcionamento da Corte.

Ao abordar as sessões de julgamento, Ednamara explicou que o TRT-15 possui sete Turmas, divididas em 14 Câmaras. Cada Câmara é formada por cinco magistrados, mas os julgamentos ocorrem com três integrantes, sendo um o relator. A servidora Ednamara também explicou o significado da toga e da beca. Segundo ela, ao vestir a toga, o magistrado “perde a personalização individual” e passa a representar o Estado, enquanto a beca simboliza o papel do advogado perante a Justiça. 

"A desembargadora Maria apresenta do Espaço Cultural aos estudantes"

Em seguida, os estudantes foram recepcionados pela desembargadora Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti no Espaço Cultural Eurico Cruz Neto. A magistrada apresentou o local como um espaço de divulgação artística e de aproximação entre o tribunal e a comunidade. O local reúne obras doadas para o acervo institucional pelos próprios artistas expositores. 

Por último, os estudantes conheceram a Escola Judicial (EJud-15) e participaram da palestra “A Máquina e o Pulso – A Grandeza do TRT-15”, conduzida pela desembargadora Marina Zerbinatti. Foram abordadas as oportunidades de carreira na Justiça do Trabalho e a atuação do tribunal na proteção dos direitos sociais.

"A magistrada Marina fala ao microfone"

A desembargadora destacou iniciativas voltadas à promoção da diversidade e ao combate às desigualdades, incluindo a adoção de protocolos de julgamento com perspectiva de gênero e raça. Entre as ações apresentadas, estiveram ainda o combate ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil, além do programa Trabalho Seguro, voltado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A magistrada também ressaltou, entre outros pontos, que “a Justiça do Trabalho se fortalece quando alia sensibilidade humana e eficiência institucional”, e destacou que “a inteligência artificial não substitui o julgador, mas amplia a capacidade de análise e aprimora a entrega da Justiça à sociedade”.

 

2026-08-19_VISITA DE ESTUDANTES
Unidade Responsável:
Comunicação Social