Lei Eloy Chaves sob a ótica dos processos de trabalhadores ferroviários do acervo do TRT-15

A mostra foi concebida para a realização no espaço do CMAC em comemoração ao centenário da Lei Eloy Chaves, datada de 1923, que contribuiu para o estabelecimento da previdência social a partir da criação de caixas de aposentadorias e pensões para ferroviários, além de conferir a tão conhecida estabilidade decenal.

É destacada a categoria de ferroviários, pois, além de serem considerados precursores da previdência social, também contribuíram para o alcance de diversas outras prerrogativas, frutos de suas reivindicações, o que se evidencia na documentação e no vídeo produzido, que reúne histórias de vida, de trabalho, fatos e registros que perpassam momentos simbólicos da história do Brasil e da Justiça do Trabalho.

Em outubro de 2023, com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade de pessoas que habitam regiões mais distantes ou que possam apresentar dificuldades de mobilidade, a mostra tornou-se itinerante e tem percorrido Fóruns e Varas do Trabalho da jurisdição do TRT-15. O primeiro a receber parte da mostra foi o Fórum Trabalhista de Campinas. 

 

Assista ao vídeo com depoimentos de ferroviários aposentados e familiares de ferroviários.

Abaixo, fotos da exposição itinerante realizada nos FT de Jundiaí, Sorocaba e Araraquara: