Desembargador Lazarim inicia por Itapira visitas informais de preparação para as correições
Por José Francisco Turco
O novo corregedor regional da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, iniciou pela Vara do Trabalho (VT) de Itapira uma série de visitas informais que fará às VTs. Entre outros objetivos, os encontros – que prosseguirão a partir de janeiro próximo – servirão para preparar as correições ordinárias a serem iniciadas em fevereiro de 2011. Participaram da conversa, que aconteceu na sala de audiências, o titular da VT de Itapira, juiz Flávio Landi, o magistrado substituto Pedro Edmilson Pilon, a diretora de Secretaria, Márcia Helena Ceneviva, e todos os servidores da unidade, além do juiz auxiliar da Corregedoria, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, da assessora do corregedor Maria Helena Tonon e dos servidores Ayrton Rocha, Romeu Maçola Ferreira Mendes e Raquel Garcia Ribeiro de Arruda, da Corregedoria.
Segundo Lazarim, o intercâmbio visa facilitar o trabalho conjunto entre a Corregedoria e as Varas, antecipando a solução de problemas que seriam apontados quando das correições. Outro objetivo, ressalta o desembargador, é discutir a otimização dos procedimentos nas unidades, tendo também como alvo melhorar a qualidade de vida de todos os que nelas trabalham, indo ao encontro do conceito de gestão estratégica e preparando a chegada do processo eletrônico.
O magistrado destaca que, antes das visitas, são gerados relatórios gerenciais, permitindo que sejam buscados os melhores caminhos para a solução de eventuais inconsistências existentes nas unidades de 1ª instância. O desembargador destaca que essa forma pró-ativa e preventiva traz benefícios a todos os envolvidos na busca de maior qualidade e celeridade nos trabalhos do Judiciário Trabalhista da 15ª.
Para o corregedor, a implementação da cultura de se utilizar relatórios gerenciais traz inúmeras vantagens para as VTs, especialmente na identificação de inconsistências na situação dos processos, permitindo o prosseguimento de feitos que eventualmente estejam parados pela falta de algum andamento no sistema. "O efetivo sucesso dessa nova maneira de se ver e trabalhar com os processos dependerá do envolvimento de todos", sentenciou Lazarim.
- 4 visualizações