70 anos da Justiça do Trabalho são comemorados com o lançamento de campanha de prevenção de acidentes

Conteúdo da Notícia

TRT da 15ª foi representado na solenidade em Brasília
por seu presidente, desembargador Renato Buratto

Por Patrícia Campos de Sousa

 

Com a presença de representantes dos três Poderes da República, uma solenidade promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília comemorou nesta terça-feira (3/5) os 70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil. Além de um selo comemorativo da data, a cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte, ministro João Oreste Dalazen, marcou o lançamento do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com a assinatura de uma recomendação conjunta, subscrita pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, orientando desembargadores e juízes do trabalho a dar prioridade à tramitação e julgamento de processos relativos a acidentes de trabalho.


Essa foi a primeira medida concreta do protocolo de Cooperação Técnica firmado pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com a Advocacia-Geral da União e com os Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, visando reverter o crescimento do número de acidentes de trabalho no Brasil. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2001 a 2009 esse número mais que duplicou. Somente neste último ano foram registrados mais de 723 mil casos, resultando em 2,5 mil mortes, praticamente sete mortes por dia, estatística que, segundo o presidente do TST, revela apenas uma “pálida imagem” da grave situação enfrentada, seja porque não abrange o trabalho informal, seja pelo fato de muitas empresas deixarem de fazer a comunicação do acidente para a Previdência Social. Conforme anunciou Dalazen, será desenvolvida, de imediato, uma campanha institucional de rádio, TV, mídia impressa e internet para alertar sobre a gravidade da situação relativa aos acidentes de trabalho. Em um segundo momento haverá um trabalho pedagógico, “transmitindo informações sobre segurança laboral aos empresários e trabalhadores”, completou o ministro.


O evento contou com a participação, entre outras autoridades, do vice-presidente da República, Michel Temer, representando a presidente Dilma Rousseff; do deputado federal Paes Landim, em nome do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça, representando o presidente daquele tribunal, Ari Pargendler; do procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes; e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior. Foi lançado também o Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Sob a coordenação da Presidência do TST e do CSJT, em conjunto com a Comissão de Documentação do TST, o programa prevê o desenvolvimento do repositório de Memória da Justiça do Trabalho, a realização de inventário dos documentos e das peças de interesse histórico, a preservação e divulgação do acervo e o fomento à pesquisa de temas relacionados à história e à evolução do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho.

A solenidade também marcou a assinatura de um acordo entre o TST e o Instituto Prêmio Innovare. O acordo, firmado pelo presidente do Conselho Superior do Innovare, Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, visa formular, promover, estimular e apoiar ações para modernização da Justiça brasileira, diretamente ou por intermédio de articulação com órgãos públicos e organizações da sociedade civil, como uma contribuição ao “ideal de transformar a Justiça que nós temos na Justiça que nós queremos.”


Um dos pontos altos da solenidade foi a assinatura, pelo ministro Dalazen, do Ato Conjunto TST.CSJT.GP 10/2011, instituindo o selo, a logomarca e o carimbo comemorativos do septuagésimo aniversário de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e recomendando a sua utilização pelos órgãos da Justiça do Trabalho nas respectivas comunicações oficiais. A iniciativa foi uma realização do TST, do CSJT, do Ministério das Comunicações e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Coube ao vice-presidente Michel Temer efetuar a primeira obliteração (carimbo) no selo.

O diretor comercial da ECT, José Furian Filho, lembrou que, nesses 70 anos, a Justiça do Trabalho ajudou a reescrever a própria história das relações trabalhistas no Brasil. Destacou que a Justiça do Trabalho também orientou quanto aos novos procedimentos legais, harmonizou divergências, estimulou negociação entre as partes envolvidas e arbitrou sempre em tempo hábil a solução dos conflitos trabalhistas, tornando-se, ao longo desses anos, um sinônimo de justiça social. Em nome dos Correios, demonstrou o orgulho de todos na empresa em fazer parte deste momento histórico.


O selo personalizado é composto por duas partes. Na primeira, a Bandeira do Brasil, tremulando ao vento, compõe o plano secundário e emoldura o mapa do País, preenchido pelas flores do ipê – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, a logomarca comemorativa é inspirada na evolução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil. A imagem traz como pano de fundo o Decreto-Lei 3.229, de 30 de abril de 1941. À sua frente, o numeral setenta, translúcido, sugere a transparência da Justiça do Trabalho, seguido do slogan “Justiça do Trabalho 70 anos de Justiça Social”. Complementa a imagem a inscrição: Correios – Brasília/DF – 3 de maio de 2011 – em referência ao local e data de lançamento do carimbo comemorativo. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TST)

Unidade Responsável:
Comunicação Social