Câmara de Vereadores de São José dos Campos homenageia desembargadores do Tribunal
Solenidade em que o Legislativo do município manifesta o reconhecimento à atuação dos magistrados Flavio Allegretti de Campos Cooper, Susana Graciela Santiso e Dagoberto Nishina de Azevedo será realizada nesta quarta-feira, 23
Por Patrícia Campos de Sousa e Luiz Manoel Guimarães
São José dos Campos, principal cidade do polo econômico do Vale do Paraíba, homenageia nesta quarta-feira, 23 de março, três magistrados do TRT da 15ª Região, pela atuação em prol da pacificação dos conflitos trabalhistas. A Câmara de Vereadores do município aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão Joseense à desembargadora Susana Graciela Santiso e da “Medalha Cassiano Ricardo” aos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper e Dagoberto Nishina de Azevedo. A solenidade terá início às 20 horas e será realizada no Plenário da Câmara, na Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33. O Tribunal será representado na cerimônia pela desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, presidente da 2ª Turma do Regional.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o Vale do Paraíba concentra mais de 23 mil unidades industriais, cerca de 13 mil estabelecimentos comerciais e aproximadamente 12 mil unidades de serviço. Como centro desse polo empregador, São José dos Campos se destaca pelo número de demandas trabalhistas. De acordo com o Serviço de Estatística e Informações do TRT da 15ª, as cinco Varas do Trabalho da cidade receberam, em 2010, um total de 7.142 processos. Em toda a Circunscrição, que abrange também as Varas do Trabalho de Aparecida, Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba e Taubaté, no Vale, e as VTs de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte, além do Posto Avançado de Campos do Jordão, 23.498 ações trabalhistas foram protocoladas somente no ano passado.
Os homenageados
O desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper foi titular da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), atual Vara do Trabalho, de São José dos Campos de janeiro de 1988 a julho de 1993, quando assumiu a presidência da 3ª JCJ local. Foi promovido a desembargador em 1998 e, em novembro daquele ano, em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça do Trabalho de São José, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Joseense. Professor universitário por quase vinte anos, Cooper foi ainda coordenador (2004-2006) e diretor (2006-2008) da Escola Judicial do TRT da 15ª, chegando ao cargo de corregedor regional no biênio 2008-2010.
A desembargadora Susana Graciela Santiso ingressou na Magistratura do Trabalho da 15ª em 1988, aprovada no primeiro concurso público para juiz substituto do recém-criado regional trabalhista. Foi titular da JCJ de Jaboticabal de 1990 a 1992, quando passou a presidir a 2ª JCJ de São José dos Campos. Em 1993 assumiu a titularidade da 4ª JCJ da cidade, cargo que deixou em 1997, para assumir a presidência da 7ª JCJ de Campinas. Dirigiu o Fórum Trabalhista de Campinas de 2006 até abril de 2008, quando foi promovida a desembargadora da Corte.
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, Dagoberto Nishina de Azevedo ingressou em 1990 na Magistratura do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e Baixada Santista), transferindo-se no mesmo ano, por permuta, para a 15ª. Promovido a titular da 2ª JCJ de Ribeirão Preto em 1993, assumiu em janeiro de 1995 a titularidade da 1ª JCJ de São José dos Campos, cargo que exerceu até maio de 2005, quando passou a presidir a 5ª Vara do Trabalho da cidade. Como diretor do Fórum Trabalhista do município, presidiu a construção da sede própria do Fórum, inaugurada em 29 de novembro de 2002, na Rua David Barrilli. Pelos serviços prestados à cidade, recebeu, em maio de 2004, o titulo de Cidadão Joseense e, em junho de 2010, foi promovido a desembargador.
- 7 visualizações