Homenagem a José Alencar
O ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, um dos maiores empresários do país, faleceu ontem, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de um câncer. Em função do luto oficial de sete dias, decretado pelo presidente em exercício, Michel Temer, as bandeiras do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foram hasteadas a meio-mastro.
Político mineiro nascido em um povoado perto de Muriaé, cidade situada a 300 km de Belo Horizonte, Alencar se elegeu senador por Minas Gerais em 1998. Quatro anos depois, se uniu ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, sendo eleito vice-presidente da República para o período 2003-2006. Foi reeleito para o segundo mandato até 2010.
Vindo de uma família numerosa, começou a trabalhar cedo, aos sete anos. Abriu seu próprio negócio na área comercial aos 18 anos, se tornando posteriormente um empresário de sucesso. Foi em 1967 que ganhou amplitude nacional ao ingressar no negócio de beneficiamento de algodão com a primeira fábrica da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), em Montes Claros (MG). A empresa é atualmente um dos maiores grupos têxteis do país, com 12 unidades industriais, uma na Argentina e 11 no Brasil.
Como empresário também exerceu importante papel em entidades de classe. Foi presidente da Associação Comercial de Ubá (MG), diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Faleceu aos 79 anos, depois de lutar por 13 anos contra um câncer na região abdominal, se tornando um exemplo de determinação e superação. (TRT 15, com informações do Portal Brasil – www.brasil.gov.br)
- 2 visualizações