Presidente do TRT da 15ª se reúne com mais de 50 juízes em Campinas
Informatização foi um dos principais temas abordados
Por Ana Claudia de Siqueira
Ferramentas de informatização como forma de agilizar os processos e melhorar as condições de trabalho de servidores e juízes que atuam em 1ª instância. Esta foi a tônica do encontro entre o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, e mais de 50 magistrados de 44 Varas do Trabalho e três Postos Avançados que compõem a Circunscrição de Campinas. O evento aconteceu no Fórum Trabalhista do município, na manhã desta sexta-feira, dia 6 de maio, data de aniversário (67 anos) da 1ª VT de Campinas. O ano também é histórico. A Justiça do Trabalho no país acabou de completar 70 anos.
O encontro, que integra agenda de visitas da Presidência do TRT às cidades-sedes das oito circunscrições do Regional, teve como objetivo estabelecer um canal aberto de comunicação com a 1ª instância, visando identificar as principais demandas locais e as oportunidades de melhoria no atendimento aos jurisdicionados. Um dos principais pontos abordados foi a utilização de ferramentas de informatização e investimentos em tecnologia de informação.
Durante o encontro, o presidente do TRT reforçou os principais pilares de sua gestão, que tem como base investimentos em infraestrutura física das VTs, capacitação profissional e tecnologia da informação. “Estamos empenhados em promover uma gestão participativa e esta agenda de visitas faz parte desse processo, que estimula o diálogo”, explicou. Buratto anunciou ainda a criação de um núcleo permanente de conciliação na 15ª Região, que terá como finalidade fomentar ações voltadas ao cumprimento da política para resolução consensual de conflitos entre trabalhadores e empresas.
O evento contou também com a participação do vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que apresentou os números parciais da Semana de Conciliação, promovida em homenagem ao Dia do Trabalhador. “Mais de 16 milhões foram gerados aos trabalhadores até a última quarta-feira, com a realização de 1.100 acordos”, comemorou.
Além dos desembargadores Renato Buratto e Lorival Ferreira dos Santos, compuseram a mesa de trabalhos os juízes auxiliares da Presidência, Edson Pelegrini e Luciane Storel da Silva, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Guilherme Guimarães Feliciano.
Circunscrição da Justiça Trabalhista de Campinas abrange 78 municípios paulistas
Participaram da reunião (da esq. para a dir) os juízes Guilherme Guimarães Feliciano e Edison dos Santos Pelegrini, os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Renato Buratto e a juíza Luciane Storel da Silva
O TRT da 15ª Região engloba 599 municípios paulistas, que estão subdivididos em oito circunscrições. Campinas é a maior delas, composta por 78 municípios que estão inseridos na chamada Região Administrativa campineira. Com uma estrutura complexa e moderna, a região se destaca nos segmentos de alimentação, química, borracha e plástico, automóveis, metal-mecânico, máquinas e equipamentos, além dos polos industriais setorizados. Estas características econômicas refletem na movimentação processual da Circunscrição da Justiça Trabalhista de Campinas. Em 2009, as unidades da região receberam 79.874 novas ações e solucionaram 72.161. Em 2010, foram ajuizados 72.281 processos e solucionados 75.792, o correspondente a mais de 30% de toda a demanda do Regional Trabalhista. No mesmo período, o TRT da 15ª recebeu, na 1ª instância, 236.926 processos e resolveu 235.963.
- 2 visualizações