Presidente do TRT da 15ª se reúne nesta sexta em Campinas com juízes de 78 municípios paulistas
Encontro tem como objetivo estabelecer maior aproximação com as Varas do Trabalho e identificar oportunidades de melhoria dos serviços prestados à população
Por Ana Claudia de Siqueira
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, se reúne nesta sexta-feira (06/05), às 9h30, com os juízes de 1ª instância que atuam na Circunscrição da Justiça do Trabalho sediada em Campinas. Composta por 44 Varas do Trabalho e três Postos Avançados, a Circunscrição de Campinas abrange 78 municípios do Estado de São Paulo. Durante o encontro, Buratto vai abordar assuntos relacionados ao atendimento à comunidade e os principais projetos do Regional para o biênio 2010-2012, que tem como prioridades investimentos em informatização, infraestrutura e capacitação. O encontro acontece no Fórum Trabalhista de Campinas (Avenida José de Souza Campos, 422) e faz parte de um calendário de visitas institucionais às unidades de 1ª instância do TRT.
A pauta da reunião desta sexta-feira prevê ainda a troca de informações com os juízes para a elaboração de um diagnóstico da atual estrutura das Varas de Trabalho, visando atender às demandas locais, além de temas como produtividade e processo eletrônico. “Estamos cumprindo uma extensa agenda de visitas às oito circunscrições que compõem o TRT da 15ª Região. Nosso principal objetivo é estabelecer maior aproximação com as Varas do Trabalho e identificar oportunidades de melhoria dos serviços prestados aos jurisdicionados”, explica o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto.
Circunscrição de Campinas é a maior do TRT da 15ª
O TRT da 15ª Região engloba 599 municípios paulistas, que estão subdivididos em oito circunscrições. Campinas é a maior delas e está inserida na chamada Região Administrativa do município, composta por 90 cidades e uma população estimada em seis milhões de pessoas.
Levantamento da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do estado, em conjunto com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), aponta que a Região Administrativa de Campinas é responsável por mais de 10% do valor da produção industrial do País e, no Estado de São Paulo, perde apenas para a Região Metropolitana de São Paulo. A diversidade que marca a RA de Campinas é uma das principais responsáveis pela importante participação nos cenários nacional e estadual.
Com uma estrutura complexa e moderna, a região se destaca nos segmentos de alimentação, química, borracha e plástico, automóveis, metal-mecânico, máquinas e equipamentos, além dos polos industriais setorizados. São pelo menos cinco polos diferentes: Polo de Alta Tecnologia de Campinas, Jaguariúna e Hortolândia; Polo de Papel e Celulose, localizado em Mogi Guaçu e Limeira; Polo Petroquímico de Paulínia; Polo Têxtil de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré; e Polo Cerâmico, em Santa Gertrudes, Artur Nogueira e Pedreira.
Estas características econômicas refletem na movimentação processual da Circunscrição da Justiça Trabalhista de Campinas. Em 2009, as unidades da região receberam 79.874 novas ações e solucionaram 72.161. Em 2010, foram ajuizados outros 72.281 processos e solucionados 75.792, o correspondente a mais de 30% de toda a demanda do Regional Trabalhista. Para efeito comparativo, o TRT da 15ª recebeu, no ano passado, um total de 236.926 novos processos e resolveu 235.963.
Produtividade
Dados da Circunscrição de Campinas referentes ao primeiro trimestre de 2011, computados pelo Serviço de Estatística e Informações do Regional, demonstram o movimento da Justiça Trabalhista em prol da celeridade, capitaneado principalmente pela adoção de ferramentas de informatização e por melhorias na infraestrutura. De janeiro a março ingressaram, nas 44 VTs e nos três Postos Avançados, 18.917 novos processos, 7% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram autuadas 17.721 ações. A Circunscrição de Campinas também solucionou mais processos no período: 19.686 contra 18.745 no primeiro trimestre de 2010, o que representa um aumento de produtividade de 5%
- 3 visualizações