Presidente do TRT da 15ª se reúne nesta sexta em Campinas com juízes de 78 municípios paulistas

Conteúdo da Notícia

Encontro tem como objetivo estabelecer maior aproximação com as Varas do Trabalho e identificar oportunidades de melhoria dos serviços prestados à população

Por Ana Claudia de Siqueira

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, se reúne nesta sexta-feira (06/05), às 9h30, com os juízes de 1ª instância que atuam na Circunscrição da Justiça do Trabalho sediada em Campinas. Composta por 44 Varas do Trabalho e três Postos Avançados, a Circunscrição de Campinas abrange 78 municípios do Estado de São Paulo. Durante o encontro, Buratto vai abordar assuntos relacionados ao atendimento à comunidade e os principais projetos do Regional para o biênio 2010-2012, que tem como prioridades investimentos em informatização, infraestrutura e capacitação. O encontro acontece no Fórum Trabalhista de Campinas (Avenida José de Souza Campos, 422) e faz parte de um calendário de visitas institucionais às unidades de 1ª instância do TRT.

A pauta da reunião desta sexta-feira prevê ainda a troca de informações com os juízes para a elaboração de um diagnóstico da atual estrutura das Varas de Trabalho, visando atender às demandas locais, além de temas como produtividade e processo eletrônico. “Estamos cumprindo uma extensa agenda de visitas às oito circunscrições que compõem o TRT da 15ª Região. Nosso principal objetivo é estabelecer maior aproximação com as Varas do Trabalho e identificar oportunidades de melhoria dos serviços prestados aos jurisdicionados”, explica o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto.

Circunscrição de Campinas é a maior do TRT da 15ª

O TRT da 15ª Região engloba 599 municípios paulistas, que estão subdivididos em oito circunscrições. Campinas é a maior delas e está inserida na chamada Região Administrativa do município, composta por 90 cidades e uma população estimada em seis milhões de pessoas.

Levantamento da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do estado, em conjunto com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), aponta que a Região Administrativa de Campinas é responsável por mais de 10% do valor da produção industrial do País e, no Estado de São Paulo, perde apenas para a Região Metropolitana de São Paulo. A diversidade que marca a RA de Campinas é uma das principais responsáveis pela importante participação nos cenários nacional e estadual.

Com uma estrutura complexa e moderna, a região se destaca nos segmentos de alimentação, química, borracha e plástico, automóveis, metal-mecânico, máquinas e equipamentos, além dos polos industriais setorizados. São pelo menos cinco polos diferentes: Polo de Alta Tecnologia de Campinas, Jaguariúna e Hortolândia; Polo de Papel e Celulose, localizado em Mogi Guaçu e Limeira; Polo Petroquímico de Paulínia; Polo Têxtil de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré; e Polo Cerâmico, em Santa Gertrudes, Artur Nogueira e Pedreira.

Estas características econômicas refletem na movimentação processual da Circunscrição da Justiça Trabalhista de Campinas. Em 2009, as unidades da região receberam 79.874 novas ações e solucionaram 72.161. Em 2010, foram ajuizados outros 72.281 processos e solucionados 75.792, o correspondente a mais de 30% de toda a demanda do Regional Trabalhista. Para efeito comparativo, o TRT da 15ª recebeu, no ano passado, um total de 236.926 novos processos e resolveu 235.963.

Produtividade

Dados da Circunscrição de Campinas referentes ao primeiro trimestre de 2011, computados pelo Serviço de Estatística e Informações do Regional, demonstram o movimento da Justiça Trabalhista em prol da celeridade, capitaneado principalmente pela adoção de ferramentas de informatização e por melhorias na infraestrutura. De janeiro a março ingressaram, nas 44 VTs e nos três Postos Avançados, 18.917 novos processos, 7% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram autuadas 17.721 ações. A Circunscrição de Campinas também solucionou mais processos no período: 19.686 contra 18.745 no primeiro trimestre de 2010, o que representa um aumento de produtividade de 5%

Unidade Responsável:
Comunicação Social