Tribunal promove atividades para a integração de novos servidores
Grupo inclui o técnico judiciário Márcio Roberto Vallim, que foi aprovado
no último concurso realizado pelo TRT, apesar de ter perdido a visão
Servidor se locomove com a ajuda do cão-guia Champ, um simpático labrador negro
Por Ana Claudia de Siqueira e José Francisco Turco
“Vocês representam uma peça extremamente importante dessa engrenagem que move o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o segundo maior do País e o mais produtivo. O Regional ocupa esta posição graças ao trabalho e empenho de todos os servidores. Aqui vocês terão a oportunidade de evoluir profissionalmente e de compartilhar da amizade e companheirismo da família TRT.” Foi assim que cerca de 80 novos servidores foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 19/5, pelo presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, na abertura do programa presencial de integração.
A iniciativa faz parte de um amplo planejamento anual de capacitação, coordenado pela Diretoria de Pessoal e considerado um dos pilares da atual administração do Tribunal. O evento inicial contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, que também deu boas-vindas aos novos servidores e reforçou mensagens de motivação. “Como pontuou o nosso presidente, estamos em família, e considero o local de trabalho como solo sagrado, uma extensão de nossa casa. Recorro a uma frase dita pelo meu pai, que me serviu de inspiração: ‘Façam o que tem que ser feito, bem feito, e as coisas acontecerão’.”
O evento teve seqüência com a apresentação da diretora de Pessoal, Adriana Amaral, que contou um pouco de sua própria experiência como servidora do Regional, adquirida ao longo de mais de 20 anos. “O Tribunal precisa de pessoas vocacionadas para o serviço público e oferece muitas oportunidades de desenvolvimento que devem ser aproveitadas”, assinalou. A programação teve continuidade com a apresentação de um vídeo institucional do TRT. Posteriormente, a equipe de psicólogos e assistentes sociais da Diretoria de Saúde promoveu uma dinâmica de grupo sobre a construção da identidade do servidor público.
Na parte da tarde, a temática envolveu rotinas e procedimentos de 1ª instância, que foram abordados por Fernando Bello Fernandes de Araújo, diretor da secretaria da Vara do Trabalho (VT) de Hortolândia, e Elena Puccinelli, do Setor de Seleção e Treinamento. Na sequência o grupo fez uma visita ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT. As atividades foram finalizadas com uma apresentação do Coral do TRT15.
O programa de integração de novos servidores tem continuidade nesta sexta-feira, com palestras sobre tecnologia da informação, ações de responsabilidade socioambiental adotadas pelo Tribunal e qualidade de vida, entre outros assuntos.
Novos servidores demonstram garra e comemoram crescimento profissional
O servidor da VT de Mogi Guaçu, Márcio Roberto Vallim, participou do programa presencial de integração acompanhado de seu cão-guia Champ
Mesmo durante um dia cheio de atividades – marcado por muito interesse, mas também por descontração – alguns dos novos servidores da 15ª encontraram um pouco de tempo para conversar com o Setor de Imprensa do TRT. Entre eles estavam os técnicos judiciários Silvia Helena Thomé, da VT de Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, e Márcio Roberto Vallim, que atua na VT de Mogi Guaçu, município que fica a aproximadamente 70 quilômetros de Campinas.
Silvia, que tomou posse em fevereiro, trouxe o filho Vitor, ainda de colo, para “participar” da integração. Após ter trabalhado por 12 anos como oficial de justiça do Judiciário Estadual, no município de Monte Alto (também localizado na região central do estado), Silvia diz estar muito feliz com a nova carreira, que no momento é a sua prioridade, juntamente com os cuidados com o pequeno Vitor. Durante as atividades, o menino ficou do lado de fora da sala de cursos, sob os cuidados do marido da servidora. Ela reforça que na VT tem dividido suas atividades entre o trabalho direto com os processos e o atendimento ao público.
Já Márcio, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, é o primeiro servidor da 15ª a desempenhar suas atividades com um quadro clínico de cegueira total. Ele preencheu uma das vagas da cota reservada no concurso realizado em 2009 a pessoas com deficiência. Até ser aprovado no concurso do Regional Trabalhista, Márcio trabalhava como escrevente na Justiça Estadual, atividade que exerceu por cinco anos também em Mogi Guaçu, onde nasceu. Antes disso, foi professor da rede estadual de ensino na cidade.
Champ, o cão-guia do servidor Márcio
Entre as atividades que Márcio desempenha na VT está a autuação de processos e a juntada de documentos aos autos. O servidor se diz bastante satisfeito com o seu trabalho atual e comemora o fato de ter recebido logo nos primeiros meses de trabalho o software denominado Virtual Vision, que lhe permitiu, entre outras facilidades, ter acesso ao conteúdo do curso ministrado por meio eletrônico, antes da integração presencial.
- 23 visualizações