Tribunal promove novo curso de Língua Portuguesa para funcionários terceirizados
Por Luiz Manoel Guimarães e Northon Bassan
Começou ontem, 22 de março, o curso de “Aperfeiçoamento Linguístico”, dirigido a funcionários terceirizados do TRT da 15ª Região. Com aulas duas vezes por semana, no 1º andar da Sede Administrativa do Tribunal, em Campinas, e carga horária de 23 horas-aula, o curso será ministrado voluntariamente pelas servidoras Jamile Bernadete Quaglia e Ana Silvia Damasceno Cardoso Buson, que disponibilizam o seu conhecimento em prol de atividades de responsabilidade social.
Todas as 35 vagas foram preenchidas. A turma é formada por alunos que concluíram ou que pelo menos iniciaram o ensino médio. A iniciativa faz parte do programa de capacitação de servidores e funcionários terceirizados que a Presidência do TRT está desenvolvendo ao longo deste ano.
O curso tem enfoque em compreensão, interpretação e produção de texto, com ensino de gramática, que inclui ortografia, acentuação, flexão verbal e nominal, pronomes, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação e crase. A primeira turma do curso, com 42 alunos, se formou em dezembro do ano passado.
Capacitação permanente
Durante este ano, o Tribunal está desenvolvendo o Programa Permanente de Capacitação dos Servidores, por intermédio da Diretoria de Pessoal da Corte. O Programa, uma das prioridades da atual Administração do TRT, vai ao encontro também do Plano Estratégico Plurianual (2010-2014) do Regional e prevê uma série de cursos e palestras para aprimorar o conhecimento das equipes de trabalho do TRT em temas jurídicos e em gestão estratégica e administrativa, além de outras áreas do conhecimento.
O projeto, que pela primeira vez vai ser empreendido durante todo o ano, abrange Ações de Ambientação para Integração de Novos Servidores; eventos de Desenvolvimento Gerencial, que contempla capacitação em temas como Gestão de Pessoas, Gestão por Competência e Gestão de Processos; Capacitação Continuada e Ações de Responsabilidade Social, entre outros. Ainda neste mês de março, terão início os cursos Família JUD, voltado a servidores de 1ª instância e que vai abordar o uso de ferramentas disponíveis na fase de execução do processo trabalhista (Jucesp, Infojud, BacenJud, Renajud e a penhora on-line de imóveis), e de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que objetiva preparar um percentual de servidores para atender pessoas com deficiência auditiva. Também está previsto, como parte das ações de Responsabilidade Social, um curso de Informática, que, a exemplo do curso de “Aperfeiçoamento Linguístico”, também será direcionado aos funcionários terceirizados do TRT.
O planejamento anual para capacitação de servidores prevê ao todo mais de 350 horas-aula, com a participação efetiva de mais de mil servidores, em cursos presenciais ou à distância (EaD). As iniciativas contemplam inclusive os novos profissionais da Corte. O Programa de Integração Virtual, com 25 horas-aula e que aborda a história do Tribunal, sua missão, princípios e valores, bem como a importância do novo servidor no contexto institucional, já formou a primeira turma este ano, beneficiando 62 servidores que ingressaram recentemente no quadro de pessoal do TRT. Uma nova edição do curso já está em andamento, para uma turma cerca de 30 servidores.
- 6 visualizações