TRT inaugura nesta terça-feira (24/5) o novo prédio da Justiça do Trabalho de Rancharia
Presidente do Tribunal recebe, na mesma data, título de Cidadão Prudentino
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta terça-feira, 24 de maio, a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Rancharia, na Avenida Pedro de Toledo, 919/929, na Vila Guaçu. A solenidade começa às 12 horas. O evento contará com a presença do presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, e da titular da VT, juíza Mari Angela Pelegrini, além de outras personalidades do município, entre elas o prefeito Alberto Cesar Centeio de Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gustavo Ciambelli, e o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antonio Aparecido Pascotto.
Em virtude da mudança, o expediente normal de trabalho na VT, incluindo o atendimento ao público, está suspenso desde o dia 16 de maio e será retomado na próxima quinta-feira, 26, data para a qual foi adiado o vencimento de todos os prazos processuais que se encerrariam entre os dias 16 e 25.
Jurisdicionado de Rancharia será atendido em espaço mais moderno e confortável
Com aproximadamente 535 metros quadrados, o novo imóvel – mais moderno e funcional do que o até agora ocupado – é composto de um pavimento térreo e mezanino e foi reformado para oferecer as melhores condições de trabalho e de atendimento ao público. “Os investimentos em infraestrutura física das varas do trabalho é uma das prioridades de nossa gestão à frente da administração do Tribunal. As novas instalações de Rancharia foram estudadas, visando à melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos servidores, com reflexos no aprimoramento da prestação jurisdicional”, explica o presidente do TRT, desembargador Renato Buratto.
O novo prédio é acessível às pessoas com deficiência e necessidades especiais, que também passarão a contar com sanitários adequados. O espaço que está sendo desocupado, além de não permitir o acesso desimpedido e de não ter sanitário para portadores de necessidades especiais, está mal conservado e apresenta, inclusive, problemas estruturais.
Em 2010, deram entrada 998 ações na Justiça do Trabalho de Rancharia, e 935 foram solucionadas. No ano anterior, as novas reclamações trabalhistas totalizaram 843, com 675 resolvidas. De um ano para o outro, houve aumento de 18,4% no total de ações recebidas. No que diz respeito à produtividade, a VT resolveu, em 2010, 38,5% mais processos do que em 2009.
A VT de Rancharia atende também as demandas trabalhistas oriundas dos municípios de Quatá, Nantes, Iepê, Borá e João Ramalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os seis municípios somados abrigam uma população de 57 mil pessoas.
Município surgiu de um acampamento de trabalhadores
O povoado que deu origem ao Município de Rancharia começou a tomar forma por volta de 1915, a partir de um acampamento de ranchos para os operários da Estrada de Ferro Sorocabana que estavam encarregados de abrir estradas (picadões), fazer cortes e aterros, aplainar o terreno, enfim, executar as tarefas necessárias à construção de uma ferrovia.
Cercado por matas bravias, tendo como única saída o rasgo da floresta, por onde, mais tarde, chegariam os trilhos, esse acampamento de ranchos vivia quase abandonado durante o dia. Mas, ao cair da noite, era intenso o movimento, quando os homens voltavam do trabalho carregando suas ferramentas, para se reunir em torno da refeição ao final do dia e para descansar. Os feitores desse serviço distinguiam o acampamento dos demais pela designação de Rancharia. De tão difundido, o termo acabou se oficializando como o nome da localidade.
Outra versão relata que, bem antes do surgimento da estrada de ferro, o local já era denominado de Rancharia, pois os tropeiros e boiadeiros costumavam passar por ali com suas tropas e boiadas, vindo de Mato Grosso. Eles, então, tinham o hábito de pernoitar nos ranchos construídos no meio da pastagem, dotada de água em abundância. (Com informações do site www.rancharia.sp.gov.br)
Renato Buratto será agraciado com o título de Cidadão Prudentino
Ainda no dia 24, o desembargador Buratto recebe o título de Cidadão Prudentino, em cerimônia prevista para as 20 horas, na Câmara Municipal de Presidente Prudente. A honraria, resultado de projeto de lei de autoria da 15ª Legislatura, foi motivada em virtude dos relevantes serviços prestados por Buratto na Presidência do TRT da 15ª Região e pelos esforços em prol da construção da sede própria da Justiça do Trabalho em Presidente Prudente. “Sinto-me extremamente honrado em receber esta homenagem de Presidente Prudente, um município de grande pujança e tradição, que representa uma importante região para o Judiciário Trabalhista da 15ª Região”, assinala Buratto.
- 9 visualizações