Varas do Trabalho de Jales, Fernandópolis e Votuporanga são as próximas a passar por correição
Por Patrícia Campos de Sousa
Em continuidade às correições nas unidades de 1ª instância da 15ª Região, o corregedor regional, desembargador Luiz Antonio Lazarim, visita nesta semana as Varas do Trabalho (VTs) de Jales, Fernandópolis e Votuporanga, municípios do noroeste do Estado de São Paulo, na região de São José do Rio Preto. As correições ocorrerão, respectivamente, nos dias 24, 25 e 26 de maio, a partir das 10 horas.
Além do município-sede, a VT de Jales atende às demandas trabalhistas de mais 24 cidades vizinhas, tendo recebido no ano passado um total de 975 processos. Somente Jales, cidade fundada em 1941 pelo engenheiro Euphly Jalles, abriga uma população de 47 mil habitantes, segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
Já a VT de Fernandópolis, com jurisdição sobre mais 12 cidades, autuou no ano passado 876 ações. Conhecida como a “Cidade das Águas Quentes”, devido ao parque termal ali instalado, Fernandópolis, hoje com cerca de 65 mil habitantes, recebeu este nome em homenagem ao interventor federal Fernando Costa, que governou o Estado de São Paulo entre 1941 e 1945.
O Judiciário Trabalhista de Votuporanga, por sua vez, atende também à população de mais 14 municípios e registrou no ano passado o ajuizamento de 1.205 ações. Distante 120 quilômetros de São José do Rio Preto, quase na divisa com os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso de Sul, Votuporanga (“brisas suaves”, na língua tupi) foi fundada em 1937 e reúne hoje uma população de aproximadamente 85 mil pessoas, segundo o IBGE.
Endereços das unidades
VT de Jales – Rua Nove, 1.466, Jardim Nova Vida
VT de Fernandópolis – Avenida Expedicionários Brasileiros, 1.651
VT de Votuporanga – Rua Alagoas, 2.915, Parque 8 de Agosto
Controle judiciário e administrativo
As correições são instrumentos de fiscalização e controle dos serviços judiciários e administrativos prestados nas unidades judiciais. Durante os trabalhos correicionais na 15ª são inspecionados não só o andamento dos processos, como também os livros, registros e documentos das varas trabalhistas e serviços de distribuição dos feitos. Nessas ocasiões, o corregedor ou o vice-corregedor e suas equipes também prestam atendimento a advogados, reclamantes, reclamados e demais interessados. Eventuais reclamações ou sugestões também podem ser encaminhadas diretamente à Corregedoria Regional, na sede do TRT, em Campinas.
- 5 visualizações