Instituições de Sorocaba e São Carlos recebem verbas trabalhistas para combate à Covid-19

Conteúdo da Notícia

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba será beneficiária de uma verba trabalhista no valor de R$ 181.329,88 para investimento em ações de enfrentamento do coronavírus. A iniciativa integra atuação conjunta entre o  Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O juízo da 3ª Vara do Trabalho de Sorocaba autorizou o pedido do para a destinação do montante em favor do estabelecimento nos autos de uma ação civil pública ajuizada pelo MPT contra uma empresa da área têxtil.

Além da aquisição de EPIs, a verba poderá ser utilizada pela Santa Casa para a compra de medicamentos, insumos, equipamentos, testes de Covid-19 e outros investimentos que tenham como finalidade o enfrentamento da pandemia. O estabelecimento atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

UFSCar vai produzir máscaras em impressoras 3D

O montante de R$ 70.107,37 foi destinado para o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Carlos (UFSCar) – Grupo de Pesquisa NPRO com o objetivo de subsidiar um projeto de produção de máscaras para os profissionais da rede pública de saúde, a fim de protegê-los do contágio da Covid-19. O projeto visa o desenvolvimento e teste de equipamentos de proteção complementares aos EPIs e EPCs, a serem distribuídos gratuitamente em hospitais, serviços de emergência e unidades de pronto atendimento de 55 municípios do interior de São Paulo. A verba trabalhista será utilizada para aquisição de impressoras 3D, que possibilitarão a produção de máscaras de alto nível de proteção. O montante advém de uma ação trabalhista em trâmite na 9ª Vara do Trabalho de Campinas (SP), que foi ajuizada pelo MPT contra uma empresa do ramo aéreo.
 
Processos nº 0000030-69.2014.5.15.0109 e nº 0011089-34.2017.5.15.0114.

Com informações do MPT

Tags da Notícia
Unidade Responsável:
Comunicação Social