Juíza Carmen Taube toma posse como titular da Vara do Trabalho de Avaré
Trabalhadores e empregadores de nove municípios do interior de São Paulo passam a contar com uma nova magistrada para pacificar conflitos trabalhistas. A juíza Carmen Lucia Couto Taube assumiu na tarde desta segunda-feira (9/3) a titularidade da Vara do Trabalho de Avaré, que também tem sob sua jurisdição a população de Arandu, Manduri, Itaí, Avaré, Paranapanema, Águas de Santa Bárbara, Iaras, Óleo e Cerqueira César. A posse foi realizada no Salão Nobre da sede judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em cerimônia conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes.
“A titularidade na Vara do Trabalho de Avaré coroa a trajetória de dedicação, de experiências acumuladas e, sobretudo, de doação da doutora Cármen às causas trabalhistas e à pacificação social”, destacou a presidente do TRT-15. A desembargadora frisou, ainda, as conhecidas aptidão e vocação demonstradas pela magistrada nos 14 anos de atuação na Justiça do Trabalho, que fizeram com que ela ultrapassasse barreiras que eventualmente surgiram em seu percurso. “Conte com o apoio incondicional da Presidência e da Administração deste Tribunal. Estamos todos imbuídos do mesmo objetivo”, disse.
Magistrada do TRT-15 desde 2006, a juíza Carmen Taube é formada em Direito pela Universidade de Taubaté, sua cidade natal. Como juíza do trabalho substituta, ela atuou em unidades judiciárias localizadas nas circunscrições de Sorocaba, Campinas e São José dos Campos.
Muito emocionada ao lado das filhas Eloísa e Valéria, do genro Eduardo e do marido Marcos, a juíza exclamou que se tratava de um momento de agradecimento. “É uma honra pertencer a este Tribunal. Agradeço a todos a confiança em mim depositada para fazer a gestão da Vara de Avaré. Comprometo-me a priorizar aproximação das partes para tentar buscar a pacificação e, quando não for possível, solucionar os conflitos distribuindo a Justiça de maneira equilibrada”, ressaltou.
Cumprimentos da Amatra XV
Diretor de Comunicação e Informática da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), o juiz Maurício Bearzotti de Souza aproveitou as comemorações do Dia Internacional da Mulher para lembrar do espaço destacado delas na Justiça do Trabalho. “Isso não é concessão, não é favor. É mérito. E hoje celebramos mais uma mulher que galga degraus na carreira pelos seus méritos”, afirmou. Ele concluiu os cumprimentos com uma ilustração bíblica sobre os desafios que “reformas não tão promissoras” tem causado à Justiça Laboral. “A Justiça do Trabalho e os juízes do trabalho nunca tiveram receio de submeter a sua obra ao fogo. Porque a obra e a história da Justiça do Trabalho não são de palha, de feno, não são de madeira, que se queimam e se esvaem com qualquer chama. A nossa obra é tal qual o ouro, que passa pelo crisol, perde alguma opacidade e emerge reluzente”, concluiu.
Números
Considerado uma estância turística, Avaré tem no turismo uma das principais fontes de trabalho e renda da economia, que é complementada pela agricultura, pecuária e pelo setor de serviços local e da região. De janeiro a dezembro do ano passado, a Vara do Trabalho do município recebeu 1.678 processos. Foram solucionados, no mesmo período, 1.443 processos, 52% por meio de sentenças e 48% por acordos.
- 1284 visualizações