Nova Galeria dos Presidentes é inaugurada com homenagem ao desembargador Fernando Borges

Conteúdo da Notícia

Integrantes da Corte Trabalhista da 15ª Região lotaram, na manhã desta quarta-feira, o corredor dos elevadores do 17º andar do edifício-sede judicial, onde a presidente do Regional, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, conduziu a solenidade de inauguração do novo espaço da Galeria dos Presidentes do TRT-15. O desembargador Fernando da Silva Borges, 17º presidente da Corte, foi o grande homenageado da solenidade e teve sua foto incluída na galeria.

Após o descerramento conjunto da foto, pelo próprio homenageado e pela atual presidente, a desembargadora Gisela Moraes parabenizou o desembargador Fernando Borges por sua gestão no biênio 2016-2018, "tão comprometida à frente de um cargo de responsabilidade extrema". A magistrada afirmou que sabe da importância de integrar a Galeria dos Presidentes, e que se sente orgulhosa de poder também contribuir, como presidente, do melhor tribunal trabalhista do país.

A juíza aposentada Eliana Felippe Toledo, presidente da Corte no biênio 2002-2004, e representando no ato a Presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), reafirmou sua honra em participar da inauguração da nova galeria que "tanto prestigia o tribunal" e especialmente pela homenagem ao desembargador Fernando Borges. A magistrada ressaltou a atuação silenciosa e constante do colega, e de quanto já trabalharam em conjunto pelo tribunal.

O desembargador Fernando Borges iniciou seu discurso parafraseando o poema "Confidência do Itabirano", de Carlos Drummond de Andrade, no qual o autor termina falando de sua cidade, Itabira, que agora "é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!". Ao contrário do poeta, olhar agora para sua própria foto na Galeria dos Presidentes só faz o magistrado pensar em sua felicidade por  representar toda uma história de vida profissional. E assim, ele traçou, em poucas palavras, sua trajetória na Justiça do Trabalho, segundo ele seu segundo nome e sobrenome, desde 1978, quando começou a trabalhar como servidor, seu ingresso na magistratura e até ocupar o cargo de presidente de um tribunal de tamanha relevância como é o TRT-15.

O magistrado concluiu agradecendo a sua esposa e filhos, presentes na cerimônia, aos colegas e à Presidência pela homenagem, e repetiu duas frases sobre trabalho, marcantes em sua vida, a primeira de Martin Luther King, que diz: "Se um homem é chamado para ser um varredor de rua, ele deve varrer ruas como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha músicas ou como Shakespeare escrevia poesia", e a segunda, de Madre Teresa de Calcutá: "O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor...". 

Confira aqui outras fotos da cerimônia.

 
 
Unidade Responsável:
Comunicação Social