TRT-15 doa máscaras para instituições de Presidente Prudente e Fernandópolis

Conteúdo da Notícia

Na tarde do dia 21/9, máscaras de prevenção contra a covid-19, doadas pelo Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, foram entregues a duas entidades assistenciais de Presidente Prudente pelo Juiz Mouzart Luis Silva Brenes, coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) do município, na companhia da assistente social do CRAS, Maria Helena Silvestre. 

As máscaras são de tecido e ajustáveis ao rosto, com desenhos do cata-vento de cinco pontas, que simboliza o combate ao trabalho infantil nos cinco continentes do globo e a frase “lugar de criança é na escola”. Ao Lar dos Meninos – Sociedade Civil Lar dos Meninos foram entregues 100 máscaras. A instituição é mantenedora de serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social. O Lar também mantém duas creches, sendo uma em Presidente Prudente com 246 alunos e outra em Álvares Machado, com 158 atendimentos.

O Lar Santa Filomena recebeu aproximadamente 300 máscaras. A entidade tem como missão institucional garantir o atendimento adequado às crianças e adolescentes, em caráter de proteção especial e básica, por meio de serviços de acolhimento institucional, convivência e fortalecimento de vínculos, oferecendo oServiço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Projeto CAE (Conhecimento Além da Escola).

Em Fernandópolis, 327 máscaras são distribuídas

N terça-feira, dia 22/9, foi a vez do JEIA de Fernandópolis promover a entrega de 327 unidades aos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social e ao CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município. A doação foi intermediada pelo servidora Hemileia Franco.

O juiz titular da Vara do Trabalho de Fernandópolis, Alessandro Tristão, coordenador do JEIA local, esclareceu que a escolha dos destinatários da doação ocorreu em virtude de os CRAS e CREAS integrarem a rede municipal de assistência social, tendo realizado diversas mobilizações para conscientização quanto à proibição do trabalho infantil e da importância da aprendizagem profissional.

A secretaria municipal da Assistência Social e Cidadania, Silmara Adriana Teixeira, agradeceu a doação das máscaras, externando sua felicidade pelo recebimento de “um presente tão lindo”. Informou que as máscaras serão destinadas ao público que é acolhido nos Centros de Referência, disponibilizadas no “Varal Solidário”, entregues durante as visitas e serenatas, bem como durante outras atividades desenvolvidas.

Para o presidente do Comitê Regional de Erradicação Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargador João Batista Martins César, "as ações desenvolvidas pelo comitê são no sentido de que a Justiça do Trabalho apoie e integre a rede de proteção às crianças e adolescentes para que essa chaga social seja extirpada da sociedade brasileira.” O magistrado salientou que a proteção integral, prevista no artigo 227 da CR88, deve ser uma realidade que abarque todas as crianças e os adolescentes.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social