TRT-15 melhora no Ranking da Transparência do Judiciário com pontuação de 81,70%

Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região atingiu pontuação de 81,70% no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, divulgado na terça-feira, 18/8,  pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que representa uma melhora de 20,34% se comparado ao desempenho de 2019, quando obteve 61,36%. O TRT-15 é um dos três tribunais trabalhistas que mais melhoraram a performance, ficando atrás apenas do TRT-20/ SE (alta de 42,19 pontos percentuais) e TRT-24/ MS (alta de 31,4 pontos percentuais). 

“Essa pontuação obtida pelo TRT-15 reflete o esforço das equipes de trabalho em atender às demandas solicitadas, mesmo diante das dificuldades impostas pelo isolamento social. Parabenizo todos os envolvidos pelo empenho”, ressalta a presidente do Tribunal, desembargadora Gisela Moraes.  O Ranking, instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada aos cidadãos. 

Os itens sob avaliação do CNJ estão distribuídos em nove temas compostos por 85 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Sob coordenação da desembargadora Luciane Storel, gestora de Metas do TRT-15, a Assessoria de Gestão Estratégica analisou os itens exigidos, compartilhando os requisitos com as áreas envolvidas (Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicações, Gestão de Pessoas, Secretaria-Geral da Presidência, Vice-Presidência Administrativa, Secretaria-Geral Judiciária, Ouvidoria, Orçamento e Finanças, entre outras) para que o trabalho fosse concluído com êxito. “A obtenção do resultado positivo se deve ao empenho das equipes na adequação de diversos itens e ações relacionados ao ranking, sobretudo com a inserção de novas informações no portal, visando conferir maior transparência aos dados fornecidos à sociedade”, afirma a desembargadora Luciane Storel.  

No ranking geral do Judiciário Trabalhista, o TRT-15 garantiu o oitavo lugar entre os 24 tribunais. “Temos muito a fazer ainda, mas, com o comprometimento e  dedicação de todos os envolvidos, nos próximos anos certamente estaremos trabalhando ainda mais para alcançar o resultado que a sociedade espera”, assinala a assessora de Gestão Estratégica Iara Cristina Gomes.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social