TRT-15 renova programa de pós-graduação em Direito com a Syracuse University (EUA)

TRT-15 renova programa de pós-graduação em Direito com a Syracuse University (EUA)
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), por meio de sua Escola Judicial, renovou o acordo de cooperação com a Faculdade de Direito da Syracuse University (Syracuse University College of Law), firmado em 2014 entre o Tribunal e a instituição de ensino norte-americana, para o programa de pós-graduação em Direito (Masters of Law Program). A universidade disponibiliza programas internacionais voltados a magistrados e servidores da 15ª Região, especificamente na área do direito do trabalho, mas também oferece cursos nas áreas de direito individual e coletivo, direitos humanos, direito comparado, constitucional e qualquer área do direito norte-americano. A renovação do acordo com a universidade mantém as mesmas regras e os procedimentos para a participação no curso já firmados, e que foram apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU). Dentre os benefícios do acordo, está prevista redução de 50% no custo do curso de pós-graduação oferecido. 

Mais informações podem ser obtidas através de contato com a Escola Judicial da 15ª Região e também no edital da AGU, pois as condições de ingresso são idênticas. Clique aqui. É possível, ainda, contatar diretamente o Professor Antonio Gidi, através do WhatsApp +1 215 266 6464. 

Fruto da casa

A juíza do trabalho da 15ª Região Cristiane Souza de Castro Toledo cursou a pós-graduação em Direito (Masters of Law Program) em Syracuse  no período de 2017 a 2018. Dentre os principais pontos positivos do curso, segundo ela, está a oportunidade de conviver com “pessoas de diversas origens, que compartilham suas diferentes ideias e pontos de vista”, o que permite um ganho para todos pela “exposição a outras culturas, crenças, opiniões e habilidades, uma vez que essa diversidade aumenta a consciência e compreensão das diferenças entre os indivíduos e as nações, propiciando o desenvolvimento da empatia, capacidade tão importante para a entrega de uma prestação jurisdicional adequada”.

A magistrada ressaltou sua gratidão ao TRT-15 e parabenizou a Escola Judicial pela renovação do convênio, “uma vez que isso possibilitará que outros colegas deste Regional também tenham a oportunidade de estudar nessa conceituada instituição”.

A magistrada ressaltou ainda que, como fruto dos seus estudos em Syracuse, foi recomendada pelo Conselho Interno de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU), após amplo processo seletivo internacional, que incluiu entrevista pessoal pelo referido Conselho em Haia, Holanda,  para ocupar o cargo de Juiz do Trabalho em Tempo Parcial nos Tribunais do Sistema Interno de Justiça da ONU.

Outro ponto positivo é que os filhos dos participantes poderão cursar escolas públicas gratuitas e de qualidade na região.

Por Ademar Lopes Junior

Unidade Responsável:
Comunicação Social