1ª VT de Taubaté está entre as finalistas do prêmio Cooperari

Conteúdo da Notícia

A Comissão de Seleção do Prêmio Cooperari divulgou, nesta segunda (17/5), as dez iniciativas inscritas e selecionadas para a votação pública. A 1ª Vara do Trabalho de Taubaté (SP) e Vara do Trabalho de Palhoça (SC) concorrem com as iniciativas “Assistente Virtual da Justiça do Trabalho (AVJT) e PJExtension (maisPJe)”.  O Assistente Virtual da Justiça do Trabalho (AVJT) é um plugin de navegador que foi concebido, originalmente, como um recurso de acessibilidade para servidores da Justiça do Trabalho com capacidade motora reduzida, visando, com adaptações de usabilidade e otimização de procedimentos, facilitar a operação dos principais sistemas utilizados, com o PJe, pesquisas, consultas, comunicações, entre outros. Por sua vez, o plugin MaisPJe (pje-extension) automatiza cerca de 400 tarefas ordinárias, permitindo, entre outras ações, por exemplo, que o servidor com poucos cliques realize vários atos processuais.

A votação, que pode ser realizada até 30 de junho, no site do Prêmio Cooperari, é aberta a toda a sociedade, abrangendo servidores, magistrados, advogados, jurisdicionados e demais cidadãos interessados. Acesse o formulário de votação. Não deixe de participar!

Objetivos estratégicos 

Conforme o regulamento, foram selecionadas iniciativas que contemplem ao menos um dos quatro objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho, que são: 
- Garantir a duração razoável do processo (Produtividade, redução de processos antigos e congestionamento); 
- Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas (Conciliação); 
- Incrementar o modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional (promoção da saúde de magistrados e servidores); e 
- Aprimorar a governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC e a proteção de dados).

Serão considerados vencedores do Prêmio dois órgãos de cada instância responsáveis pelas iniciativas que obtiverem o maior número de votos válidos. Os vencedores serão premiados através do Selo Prêmio Cooperari da Justiça do Trabalho, entregue em cerimônia solene previamente anunciada.

Iniciativas do primeiro grau

Além da 1ª VT de Taubaté e a VT de Palhoça (SC) foram selecionadas as iniciativas de primeira instância da  Vara do Trabalho de Juína (MT) com a “Aplicação da teoria da misericórdia/solidariedade como mecanismo de aumento das conciliações e, por consequência, redução do acervo processual”; a 3ª Vara do Trabalho de Chapecó (SC) - com o projeto “Audiências telepresenciais: gerenciando pauta pandêmica, estabelecendo empatia, mediando e conciliando – uso de sala reservada; a  3ª Vara de Lages (SC) - “Ofício aos Maiores Litigantes para Credenciamento Prévio do §1º do art. 246 do CPC”; e
a 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO) - “Secretaria Virtual”. 

Iniciativas do segundo grau

Na segunda instância, as iniciativas finalistas são do TRT da 24ª Região (MS): “Projeto Jovens Mediadores”; do TRT da 4ª Região (RS):“Choque de gestão no recurso de revista”; do TRT da 17ª Região (ES): “Acerte a meta”: do TRT da 12ª Região - “Análise ergonômica remota dos postos de trabalho domiciliares dos teletrabalhadores oficiais do TRT da 12ª Região”; e do TRT da 6ª Região (PE) - “SGFM: Uma plataforma para automatização de concursos de remoção e zoneamento”.

Prêmio Cooperari

Criado com o propósito de impulsionar o alcance dos objetivos definidos para os próximos seis anos do Plano Estratégico para o primeiro e segundo graus de jurisdição, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) instituiu a premiação para identificar as melhores iniciativas já realizadas regionalmente nos TRTs e nas Varas do Trabalho que possam, eventualmente, ser aplicadas em âmbito  nacional. 

O prêmio busca proporcionar melhores condições para o alcance de metas e objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho, além de otimizar a qualidade do gasto público. Em sua primeira edição, foram 57 iniciativas inscritas.

Com informações do CSJT
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social