Ação em Bauru no Dia da Árvore reforça preocupação do TRT-15 com o meio ambiente 

Ação em Bauru no Dia da Árvore reforça preocupação do TRT-15 com o meio ambiente 
Conteúdo da Notícia

Plantio de árvores e distribuição de aproximadamente 100 mudas nativas da flora brasileira marcaram nesta terça-feira, 21 de setembro, no Fórum Trabalhista de Bauru, o início das ações socioambientais da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Meio Ambiente do TRT-15.

O evento contou com a participação do desembargador Edmundo Fraga Lopes, presidente da Comissão, e de dois de seus integrantes, os desembargadores Edison dos Santos Pelegrini e Luís Henrique Rafael. Também estiveram presentes a diretora do FT local, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro, os servidores Fernando Goulart e Mariana Tonello, o servidor aposentado Sérgio Húngaro (atual presidente da Vila Vicentina), a presidente da Comissão do Meio Ambiente da 21ª Subseção OAB e do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Bauru (Comdema), Simony Silva Coelho, e a servidora e a estagiária de Biologia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), respectivamente Lourdes de Cássia Penteado e Lana de Castro Alves.

No período das 9 às 12 horas, cerca de 100 mudas de ipê-amarelo, ipê-branco, mirindiba e pata-de-vaca foram distribuídas em sistema de drive-thru. No jardim do Fórum Trabalhista, cinco mudas foram plantadas pelos cinco magistrados presentes. O desembargador Edmundo Fraga Lopes reafirmou a importância do plantio de árvores como uma das ações adotadas pelo TRT-15 para o cumprimento das metas de inclusão social e controle de emissão de dióxido de carbono, em cumprimento ao Plano de Ação que inclui novos indicadores apresentados pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 400/2021, e desejou que “essas novas árvores plantadas às vésperas do início da primavera, possam trazer novas flores, novos ares, e também lições de cidadania, lealdade, equidade que o nosso povo e o nosso País tanto necessita”.

O juiz Sérgio Polastro lembrou que “não somos donos da natureza, mas devemos zelar por ela”. A juíza Ana Cláudia Ferreira salientou a importância do evento para “promover um meio ambiente mais saudável e uma sociedade mais inclusiva”. A advogada Simony Coelho afirmou o caráter de responsabilidade socioambiental do projeto, mesmo que para uns possa parecer apenas uma gota no oceano”. A servidora Lourdes Penteado agradeceu ao TRT-15 pela ação que representa, segundo ela, “a conscientização tão necessária da sociedade para com o meio ambiente”. 

Unidade Responsável:
Comunicação Social