Acordo de R$ 37,5 milhões proposto pelo TRT-15 põe fim à greve na LG de Taubaté

Conteúdo da Notícia

Um acordo de aproximadamente R$ 37,5 milhões pôs fim à greve dos trabalhadores da LG Electronics do Brasil. A empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Taubaté e Região (Sindmetau) concordaram com a proposta apresentada pela Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho. A audiência, realizada por videoconferência, foi conduzida pelo vice-presidente judicial da 15ª, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, com participação do juiz auxiliar da VPJ, Guilherme Guimarães Feliciano. As partes informaram ao Juízo, na quinta-feira, 29/4, sobre a desistência da ação de dissídio, sem a resolução do mérito, nos termos do art. 485, VIII, do CPC e os termos do acordo foram anexados ao processo nesta segunda-feira, dia 10/5.

Além da indenização, os trabalhadores vão receber todas as verbas rescisórias e terão acesso ao seguro-desemprego. O presidente do Sindmetau, Claudio Batista da Silva Júnior, destacou a importância da mediação feita pelo TRT-15 e pelo MPT para construção do acordo. “Foi um trabalho fundamental”, apontou. O acordo foi encaminhado na quarta-feira (28), após os trabalhadores aprovarem a conciliação sugerida pelo TRT e pelo MPT. Com o aval dos funcionários, a proposta foi então oficializada junto à LG. A empresa aceitou os novos termos, concluindo os ajustes finais do acordo com o sindicato.

A empresa informou durante a audiência de conciliação que encerrará suas atividades ligadas à produção de aparelhos celulares e a fabricação de computadores e monitores será transferida para Manaus (AM), com a finalização das atividades em Taubaté (SP). A LG informou também que se prontificou a negociar com o sindicato o pagamento de indenizações e concessão de benefícios aos trabalhadores afetados.

Com informações do Sindmetau

Unidade Responsável:
Comunicação Social