Com primeiro episódio sobre combate ao trabalho infantil, novo podcast debate temas relacionados à atuação de comitês do TRT-15

Com primeiro episódio sobre combate ao trabalho infantil, novo podcast debate temas relacionados à atuação de comitês do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Com o objetivo de intensificar os debates sobre temas relacionados à atuação de comitês do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, a Escola Judicial e a Coordenadoria de Comunicação Social lançam nesta segunda-feira (16/8) um novo canal de diálogo com os públicos externo e interno. Batizado de POD15, um podcast mensal com aproximadamente 15 minutos analisa, com a ajuda de especialistas e personagens, questões sobre trabalho infantil, trabalho seguro, trabalho escravo, discriminação e promoção de igualdade. O POD15 está disponível nas principais plataformas de streaming (clique abaixo para ouvi-lo no Spotify).

"O comprometimento social de magistrados e servidores do TRT-15 vai além das atividades jurisdicionais e do trabalho feito nos gabinetes. Bons exemplos dessa atuação estão relacionados aos temas tratados por nossos Comitês, que agora ganham ressonância com o POD15", destaca o diretor da Escola Judicial, desembargador João Batista Martins César. O magistrado ressalta também a contribuição do podcast para um dos objetivos pedagógicos da Escola, que trata do fomento à humanização das relações no âmbito judiciário e da garantia dos princípios do Estado Democrático de Direito. 

Inicialmente, o POD15 falará sobre temas relacionados à atuação dos Comitês de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, de Prevenção de Acidentes do Trabalho e para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade.

Lançamento

No primeiro episódio, o POD15 apresenta um pequeno retrato do trabalho infantil no Brasil e dos caminhos para erradicar essa chaga social. Participam dessa edição a secretária-executiva do Fórum Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, a juíza do trabalho Eliana dos Santos Nogueira e Gedeão Andrade dos Santos, protagonista de um processo paradigmático no combate ao trabalho infantil julgado na 15ª Região.

Os entrevistados analisam como após quase duas décadas em queda a exploração do trabalho de crianças e adolescentes voltou a crescer recentemente, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  Pelo menos 160 milhões de pessoas com menos de 18 anos estão, neste momento, em situação de trabalho, uma alta de 8,4 milhões nos últimos quatro anos. 
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social