Desembargadores Manuel Carradita, Helena Rosa e Maria Inês são homenageados

Desembargadores Manuel Carradita, Helena Rosa e Maria Inês são homenageados em sessão do Pleno
Conteúdo da Notícia

Os desembargadores Manuel Soares Ferreira Carradita, Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho e Maria Inês Correia de Cerqueira César Targa foram homenageados na sessão administrativa do Tribunal Pleno, realizada nesta quinta-feira, 18/11. Os três magistrados estão se despedindo da Corte em virtude da aposentadoria.

A presidente do tribunal, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, parabenizou os desembargadores e desejou muita felicidade na nova fase da vida. “Deixam a atividade, mas sempre estarão presentes conosco, principalmente em nossos corações”, afirmou. Na sessão, foram reproduzidos vídeos sobre a trajetória dos três.

Mais de 30 anos de dedicação à Justiça do Trabalho

Nascida em São Paulo, capital, a desembargadora Helena Rosa possui graduação em Direito e mestrado pela Universidade de São Paulo. Antes de se tornar magistrada, atuou como advogada concursada da Petrobrás e foi procuradora-chefe substituta do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região. Aprovada no primeiro concurso para Magistratura do TRT da 15ª Região, tomou posse em dezembro de 1988 e atuou como juíza substituta até 26/07/1990. Foi juíza titular das Varas do Trabalho de Itapeva e Caraguatatuba, passando a atuar como juíza convocada no 2º grau em 1997, sendo promovida ao cargo de desembargadora em 14/12/2004. 

Como membro da 1ª SDI, foi relatora dos recursos do emblemático processo Shell/Basf, que tratava de um dos maiores casos de contaminação do meio ambiente do trabalho do país,  no qual, em decisão histórica, foi garantido tratamento de saúde para ex-empregados e seus filhos.  A desembargadora também teve forte atuação no combate ao trabalho escravo, integrando o Comitê Regional para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação do Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade desde sua criação, em 2014. A magistrada exerceu ainda o cargo de vice-presidente administrativo no biênio 2016/2018. A desembargadora Helena Rosa  chega à aposentadoria em 1/12.

O desembargador Manuel Carradita nasceu em 3 de janeiro de 1947, na cidade de Coimbra, Portugal, onde se graduou em Direito pela universidade local. Exerceu a advocacia em seu país e também foi professor de História Universal e Ciências Naturais no Colégio Estadual de Porto de Mós. Mudou-se para o Brasil em 1978. Concluiu Especialização em Direito Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito de Marília (SP). 

Ingressou na magistratura do trabalho como juiz substituto em junho de 1986 no TRT da 2ª Região/ SP. No mesmo ano seria criado o TRT da 15ª Região. Foi elevado ao cargo de juiz titular em 1988, sendo designado para a 2ª Vara do Trabalho de São José dos Campos. Exerceu a titularidade da 1ª VT de Assis de 8/2/1988 a 30/11/1990. Foi titular também da VT de Tupã entre 1/12/1990 e 1/4/2002. Promovido ao cargo de desembargador do trabalho em 2/2/2002. Eleito vice-corregedor para o biênio 2014/2016 e corregedor regional para o biênio 2018/2020. O desembargador Carradita se aposenta em 16/12.

A desembargadora Maria Inês nasceu no município de Marília, no interior de São Paulo, em 30/12/1960. É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Economia Social pela Unicamp e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Marília em 1981. Tomou posse como juíza substituta em 14/6/1991. Foi promovida por merecimento ao cargo de juíza titular da Vara do Trabalho de Ituverava em 16/5/1994. Exerceu a titularidade também nas VT de Porto Ferreira, 3ª VT de Sorocaba, 1ª VT de Campinas e 2ª VT de Paulínia. 

A magistrada é autora da sentença que condenou as empresas Shell/ Basf à indenização e atendimento integral à saúde dos ex-trabalhadores e gerações futuras. A ação civil pública resultou em um dos maiores acordos da história da Justiça do Trabalho, firmado no Tribunal Superior do Trabalho (TST)  em 2013, com o pagamento de indenização por dano moral coletivo de mais de R$ 200 milhões, destinados a entidades de pesquisa e medicina.

Maria Inês foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora em 5/6/2014. Exerceu a função de diretora da Escola Judicial no biênio 2018/2020, quando idealizou o Programa “Escola Ao Vivo” como medida de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. Adotou novo modelo de capacitação chamado de “Trilhas de Aprendizagem”. A desembargadora se aposenta em 17/1/2022.

Agradecimentos

Muito emocionado, o desembargador Carradita agradeceu a homenagem recebida, que o fez recordar de bons momentos vivenciados com os colegas no tribunal. “De fato, dediquei minha vida à Justiça do Trabalho e chegou a hora da minha saída, a hora da renovação, portanto, virão certamente colegas mais novos que irão continuar empunhando a bandeira da Justiça do Trabalho com galhardia. Desejo que a renovação seja feita com êxito”, ressaltou. 

A desembargadora Maria Inês, não menos emocionada, agradeceu a todos, servidores e colegas magistrados. A magistrada comparou a sua trajetória a uma viagem, como a descrita na música “Encontros e Despedidas”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt. “Chegar e partir são só dois lados da mesma viagem. O que recebi de melhor e mais importante foram todas as pessoas que fizeram parte de minha trajetória, empresas, trabalhadores, advogados, magistrados e Ministério Público”, assinalou. 

Manifestações por chat

Por chat foram enviadas mensagens de carinho e felicitações aos magistrados durante a sessão híbrida, transmitida ao vivo pelo canal do TRT-15 no Youtube. O desembargador Edmundo Fraga Lopes e os juízes Lúcia Zimmermann (auxiliar da Presidência), Guilherme Guimarães Feliciano (auxiliar da Vice-Presidência Judicial), Marcelo Garcia Nunes e Mauro César Luna Rossi exaltaram as carreiras dos três magistrados e desejaram muito sucesso neste novo ciclo de vida.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social