Ejud-15 realiza 12ª edição do Curso de Formação Inicial de Mediadores e Supervisores de Cejuscs-JT
Teve início no dia 4 de agosto a 12ª edição do “Curso de Formação Inicial de Mediadores e Supervisores de Cejuscs-JT”, promovido pela Escola Judicial do TRT-15. A aula inaugural foi ministrada pela desembargadora da 15ª Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, e contou com a presença do diretor da Escola Judicial, desembargador João Batista Martins César, do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-15, o desembargador Wilton Borba Canicoba, e da juíza Amanda Barbosa.
Ao todo participam dessa edição do curso 21 magistrados e 54 servidores. Devido à política da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) de compartilhamento de vagas em cursos entre os Tribunais, nesta edição participam, além de 7 magistrados da 15ª, outros 14 dos TRT-3 (MG), TRT-6 (PE), TRT-11 (AM), TRT-14 (RO), TRT-18 (GO) e TRT-24 (MS). Entre os servidores, 37 são da 15ª Região, e outros 17 são do TRT-4 (RS), TR-14 (RO) e TRT-24 (MS). Também participam três integrantes da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do TRT-15.
O curso tem carga horária de 108,5 horas-aula para magistrados e 117,5 para servidores, dividida em duas etapas. A primeira será teórica, ministrada inteiramente no modo telepresencial (que se estende até 29/9), e uma segunda parte será destinada ao estágio telepresencial supervisionado, que vai até 30/11.
O objetivo geral do curso é aperfeiçoar as técnicas autocompositivas nos magistrados, bem como capacitar os servidores para o exercício da função de mediador e conciliador judicial, visando à eficiência da política pública de tratamento adequado dos conflitos no âmbito do TRT15 e consequente pacificação social.
Ao longo do curso, o programa será apresentado em cinco diferentes módulos, abordando conteúdos sobre a Teoria do conflito, modelos e política de gestão; Negociação, mediação e conciliação; Técnicas autocompositivas: posturas e procedimentos; Temas Complementares (ética, adversidades nas sessões, ferramentas úteis à mediação, entre outros); e noções de Direito e Processo do Trabalho.
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