Equipe nacional finaliza etapa de atualização da plataforma WikiVT

Equipe nacional finaliza etapa de atualização da plataforma WikiVT
Conteúdo da Notícia

Reunidos telepresencialmente nos períodos de 13 a 17/9 e de 27/9 a 1/10, 42 servidores, representando 21 tribunais regionais, finalizaram, em tempo recorde, a etapa de atualização do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, a WikiVT, plataforma de gestão de conhecimento, ambientada na internet para consulta diária, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho.   O grupo técnico, sob a coordenação da corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região,  desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, foi instituído pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga,  por meio do Ato n. 13/2021 da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) e tinha prazo de 30 dias para a elaboração e mais 60 dias para a execução dos trabalhos.

Na primeira semana de atividades, realizada entre 13 e 17/9, os servidores promoveram a revisão de aproximadamente 300 páginas da WikiVT, contemplando  quatro temas: descrição do processo de trabalho,  descrição de tarefas do PJe,  modelos e normativos, e reflexos da movimentação processual no e-Gestão. Na segunda semana, a equipe se dedicou ao trabalho de validação do fluxograma processual, de validação de todas as páginas, incluindo linguagens, mídias e links, e a navegação completa por toda a plataforma, garantindo exatidão e coerência das informações existentes. “Os servidores de todos os regionais participantes realizaram um trabalho de excelência, finalizando a análise e revisão da plataforma com um mês de antecedência. A WikiVT totalmente atualizada poderá estar disponível para consulta bem antes do previsto”, comemora a corregedora regional do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

A próxima etapa do projeto de atualização da WikiVT envolve a elaboração dos planos de manutenção e de divulgação, que já foram objeto de uma primeira reunião realizada em 1/10, com participação da equipe de servidores, da desembargadora Ana Paula e da juíza Lúcia Zimmermann  (auxiliar da Presidência do TRT-15),  gerente de regras de negócio das fases processuais do projeto, desde o início de sua construção. “A finalização desta fase e a previsão de sua manutenção coletiva é uma conquista de ação colaborativa dos Regionais em busca de uma atividade jurisdicional mais célere e mais efetiva”, ressalta a juíza Lúcia Zimmermann.

Para o secretário da Corregedoria Regional do TRT-15, Vlademir Nei Suato, que também integra o grupo técnico, “fazer a gestão de servidores de alto desempenho, como aqueles indicados pelo TRT-15 e pelos demais Regionais,  que possuem nível elevado de desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais, enaltece a secretaria da corregedoria". 

Construção coletiva

Ferramenta de construção coletiva, a WikiVT engloba assuntos relativos à descrição dos processos de trabalho otimizados nas Secretarias das Varas do Trabalho, às sugestões de modelos de documentos e despachos de mero expediente, às normas institucionais e aos sistemas informatizados que dão suporte à tramitação - PJe e eGestão. Iniciativa encabeçada pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) para a efetiva utilização pelos usuários internos da Justiça do Trabalho, a plataforma recebeu aval da CGJT, que entre outros pontos, levou em consideração a nova realidade decorrente das medidas adotadas em razão da crise sanitária, como o teletrabalho e o trabalho híbrido.

Além da desembargadora Ana Paula Lockmann, da juíza Lúcia Zimmermann e do servidor Vlademir Suato, o grupo técnico tem como vice-coordenador o corregedor regional do TRT da 12ª Região (SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, atual vice-presidente do Coleprecor, e é composto pelo juiz auxiliar da CGJT, Rafael Gustavo Palumbo. Completam o grupo técnico os servidores  Diêgo Carneiro Lopes, da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Nadja Maria Prates Públio, do TRT da 3ª Região (MG) e Candy Guimarães, também da 15ª.


 

Unidade Responsável:
Comunicação Social