Hashtag #NãoaoTrabalhoInfantil fica entre os assuntos mais comentados do Twitter

Hashtag #NãoaoTrabalhoInfantil fica entre os assuntos mais comentados do Twitter
Conteúdo da Notícia

Por mais de quatro horas, nesta sexta-feira (11), a hashtag #NãoaoTrabalhoInfantil ficou entre os assuntos mais comentados (trending topics) do Brasil e teve mais de 20 mil menções no Twitter na rede social. O twittaço faz parte da campanha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”, organizada pela Justiça do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12/6) e o Ano Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil.

Pelo menos 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos trabalhavam no Brasil em 2019, quando foi realizada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Alcance

Órgãos públicos, artistas e personalidades se juntaram para emplacar o tema entre os mais comentados. A hashtag #NãoaoTrabalhoInfantil mobilizou milhares de usuários da rede social, entre eles Carlinhos Brown e Daniela Mercury, a banda Olodum e os jornalistas Leonardo Sakamoto e Rene Silva, criador do jornal comunitário Voz das Comunidades.

Vários órgãos públicos também apoiaram o movimento, como o Senado Federal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ),  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Superior Militar (STM). 

A mobilização também foi divulgada pela mídia. Os jornais Folha de S. Paulo e Correio Braziliense e os sites Jota e Conjur noticiaram e apoiaram a causa. 

Ações no TRT-15

O TRT-15 está promovendo uma série de atividades alusivas à campanha nacional, coordenadas pelos magistrados responsáveis pelos juizados especiais da infância e adolescência (Jeias) instalados na jurisdição. O Tribunal realizou, nesta sexta-feira, o 2º Seminário de Proteção à Infância. O coordenador do JEIA de São José dos Campos, juiz Adhemar Prisco da Cunha Neto, discorreu sobre o combate ao trabalho infantil na live Desafios e Perspectivas para Eliminação do Trabalho Infantil. O evento integra a campanha “Brincar, estudar e aprender, sim, trabalho infantil, não...” promovida pelo município. 

Em Presidente Prudente, além de seminário sobre o tema, promovido em parceria com o Jeia local, a prefeitura está apoiando a campanha com a instalação de seis painéis verticais na fachada do paço que alertam sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil.

Em Fernandópolis, o Jeia local organizou a Carreata do Trabalho Infantil. Em Bauru, também nesta sexta-feira, dia 11, às 19 horas, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho e coordenadora do Jeia do município, Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, é a convidada especial do “Fórum: prevenção e erradicação do trabalho infantil em foco”, promovido pelo Instituto Toledo de Ensino (ITE). 

No dia 14 de junho, das 14h às 16h, a coordenadora do JEIA de Franca, juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira, participa da Roda de Conversa Virtual com crianças e adolescentes sobre o tema “Ele estuda, ela brinca e eu trabalho: precisamos falar sobre trabalho infantil”. No evento será lançado o I Concurso Multicultural sobre Trabalho Infantil (redação, poesia, dança, música e desenho) idealizado e organizado pelo Jeia, com apoio e participação do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Franca, do CMDCA, do Projeto OAB vai à Escola, MPSP e MPT, da Secretaria Municipal da Educação e da Regional Estadual de Ensino. Participarão do concurso alunos de todas as faixas etárias das escolas públicas municipais, estaduais, EJA e aprendizagem. 

No dia 15/6, às 19 horas, será realizado o Fórum Permanente de Combate à Exploração Infantil e de Estímulo à Aprendizagem Profissional organizado pelo Jeia de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo, com palestras dos magistrados João Batista Martins César, Lorival Ferreira Santos, Tarcio José Vidotti e Marcia Cristina Sampaio Mendes (coordenadora do juizado local).

No dia 22/6, uma live no perfil do Instagram @aprendizagemprofissionalizante aborda, às 11 horas, o tema "O Valor da Prática Esportiva como Processo Educativo", com participação da juíza Ana Claudia Pires Ferreira de Lima, do Jeia de Bauru e do professor e mestre em Ciência da Motricidade Física João Gualberto Pires. Por fim, no dia 25/6, às 14h, acontece o encontro do Fórum Regional Permanente de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem Profissionalizante de Campinas, de iniciativa do Jeia Campinas e MPT, com apresentação de boas práticas do Município de Piracicaba e do Movimento Vida Melhor.

Com informações do CSJT
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social