Inclusão Digital: TRT-15 doa microcomputadores e notebooks à Unicamp

Inclusão Digital: TRT-15 doa microcomputadores e notebooks à Unicamp
Conteúdo da Notícia

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, formalizou, numa cerimônia realizada nesta quinta-feira, 19/8, a doação de 250 computadores, 250 monitores e 100 notebooks à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O pró-reitor de graduação e presidente da Comissão-Geral de Graduação da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro, representando no ato o reitor da instituição, Antônio José Meirelles, assinou com a presidente Ana Amarylis Gulla o termo de doação, no encontro realizado no Salão Nobre da Presidência, na sede do tribunal. Prestigiaram o evento a corregedora regional, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, os juízes auxiliares Lúcia Zimmermann e Marcelo Garcia Nunes (Presidência), e Marcos da Silva Porto (Corregedoria), além, entre outros convidados, da secretária-geral da Presidência, Adriana Martorano Amaral Corsetti, e da secretária da Administração, Ana Silvia Damasceno Cardoso Buson, e do coordenador de Material e Logística do TRT-15, João Marinho, ambos responsáveis pelo processo de separação e doação dos equipamentos.

 

A presidente Ana Amarylis Gulla afirmou que a doação atende a um pedido do gabinete da reitoria da Unicamp, parceira estratégica do tribunal, “contribuindo periódica e ativamente para a qualificação de nossos magistrados e servidores”. Ela ressaltou que os microcomputadores e notebooks, que estavam ociosos ou em desuso no tribunal, deverão ser usados por alunos de graduação em situação de vulnerabilidade social.

A magistrada afirmou também que “o mundo precisa, mais do que nunca, de ações positivas, de atitudes solidárias”, e a doação desses aparelhos do TRT-15 à Unicamp representa uma oportunidade de “poder contribuir com esses alunos que se empenharam tanto e conseguiram ingressar numa das universidades mais concorridas do país e uma das melhores da América Latina”.

 

A presidente encerrou com uma citação do célebre mestre Paulo Freire, de que a “educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, e agradeceu à Unicamp, “agente transformadora e formadora de pessoas que certamente transformarão o mundo ao seu redor”. 

O professor Ivan Toro afirmou em seu discurso de agradecimento a importância da doação dos microcomputadores e notebooks pelo tribunal para a inclusão digital de estudantes carentes da universidade, fundamental em tempos de ensino a distância. Segundo ele, a Unicamp “vem praticando nos últimos anos uma política de acesso ao vestibular e inclusão de alunos de escolas públicas, de pretos, pardos e de indígenas”, mas ressaltou que “não basta incluir, é necessário trabalhar e prover as condições mínimas de permanência estudantil e de condições para o aprendizado”. 

 

De acordo com Ivan Toro, a Unicamp tem atualmente 50% de seus alunos com renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo (isso antes da pandemia da Covid), realidade que hoje, “infelizmente, deve ter piorado muito”. A doação desses computadores, segundo o professor, é assim de “grande valia na formação de profissionais que mudarão o Brasil, e o TRT-15 será um dos responsáveis por essa transformação”, concluiu.

Todos os microcomputadores e notebooks foram encaminhados e entregues, na mesma data, no prédio da Seção de Bens Disponíveis da Unicamp: Rua Josué de Castro, nº 80 - Campus da Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo – Campinas. O procedimento foi pessoalmente acompanhado pelo coordenador de Material e Logística do TRT-15, João Marinho, e pelo assessor administrativo da Unicamp, Danilo Jorge Zanetti.

Unidade Responsável:
Comunicação Social