Iniciativa do Jeia de Bauru fica em 2º lugar na categoria “Juiz” do Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ

Iniciativa do Jeia de Bauru fica em 2º lugar na categoria “Juiz” do Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ
Conteúdo da Notícia

Ações de proteção integral às crianças e adolescentes implantadas pelo Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) de Bauru do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foram selecionadas entre 110 práticas inscritas no 1º Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), garantindo a segunda colocação no ranking classificatório da categoria juiz/ eixo protetivo.  Criado para disseminar atividades, projetos ou programas voltados à promoção, valorização e respeito dos direitos de crianças e adolescentes, o prêmio, concebido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa atender as determinações da Constituição Federal e das leis infraconstitucionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância, que determinam a prioridade absoluta a crianças e jovens.

As ações compiladas e inscritas no prêmio pelo presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem,  desembargador João Batista Martins César e pela coordenadora do Jeia de Bauru, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, buscam conscientizar a população e os empresários sobre os malefícios do trabalho infantil e da importância da sustentabilidade social por meio da realização de seminários, palestras e audiências públicas com foco no cumprimento das cotas de aprendizagem, entre outras. “Um dos objetivos do Jeia é estimular as empresas a contratar adolescentes em situação de vulnerabilidade como aprendizes, propiciando-lhes a capacitação profissional e sua inserção no mundo do trabalho”, ressalta a juíza Ana Cláudia.

No rol das atividades implantadas destaca-se o projeto-piloto Inclusão Digital que permitiu a doação de 200 aparelhos de telefone celular para assegurar o acesso à educação a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Realizado em parceria com a Receita Federal, a 13ª Promotoria de Justiça de Bauru; a Prefeitura Municipal de Bauru; a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Bauru e a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Bauru, o Inclusão Digital deverá ser replicado em outras unidades do Jeia instaladas na jurisdição do TRT-15. 

O projeto de inclusão digital promove ainda conteúdos digitais ao longo de um ano, disponibilizando aos alunos temas voltados à educação e elaboração de projeto de vida, a exemplo de preparação para ingresso no mundo do trabalho, inclusive para formação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico. Os conteúdos técnicos a cargo da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru são disseminados por meio de lives.

O Jeia de Bauru também busca promover a humanização do ensino jurídico, propiciando aos estudantes de Direito a oportunidade de participação em eventos de promoção dos direitos das crianças e adolescentes, através de parceria com universidades, como por exemplo, o Projeto de Extensão de Serviços à Comunidade do Centro Universitário de Bauru, da Instituição Toledo de Ensino (ITE), denominado “Fazer o bem é legal”, que conta com 90 universitários cadastrados, e o Projeto GeraçãoLABS da Universidade Sagrado Coração (Unisagrado), voltado à educação e à formação profissional dos adolescentes em novas tecnologias. 

Ainda como parte das atividades, o Jeia de Bauru integra o Fórum Municipal de Prevenção e Combate à Exploração Infantil e de Estímulo à Aprendizagem Profissionalizante de Adolescentes e Jovens do Município. “Essa iniciativa específica de criação de fóruns municipais de prevenção e combate ao trabalho infantil é uma característica de todos os nossos 10 juizados. A proposta é fortalecer a rede de proteção para a adoção de uma agenda comum na promoção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes”, assinala o desembargador João Batista Martins César.

Além do Jeia de Bauru, o fórum municipal conta com a participação das seguintes instituições: Receita Federal do Brasil em Bauru;  Ministério Público do Trabalho; Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Bauru; Promotoria da Infância e da Juventude de Bauru; Secretaria do Trabalho; Secretaria Municipal da Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bauru; 4º Batalhão da Polícia Militar; Sindicato dos Contabilistas de Bauru; Conselho Tutelar I e II de Bauru; e Câmara Municipal de Bauru.

O  Prêmio Prioridade Absoluta

Nesta primeira edição, receberão o prêmio as práticas relacionadas às medidas protetivas (eixo temático I) e às infracionais (eixo temático II), cada uma subdividida em cinco categorias: Tribunal, Juiz, Sistema de Justiça, Poder Público, e Empresas e Sociedade Civil Organizada. Na cerimônia, prevista para 1/10, será premiada uma prática de cada categoria dos eixos I e II. As práticas premiadas ou que receberem menção honrosa constarão no banco de boas práticas a ser criado pelo CNJ e serão objeto de disseminação e fomento de conhecimento para que sejam replicadas. 

Com informações do CNJ

Unidade Responsável:
Comunicação Social