JT inicia os trabalhos de atualização da plataforma WikiVT, sob coordenação do TRT-15

JT inicia os trabalhos de atualização da plataforma WikiVT, sob coordenação do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Teve início nesta segunda-feira, 13/9, a primeira reunião com representantes da grande maioria  dos tribunais regionais para o trabalho de atualização do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, chamado de Plataforma WikiVT. Aprovado em outubro de 2017 em encontro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e concluído em maio de 2018, o projeto foi lançado em 12 de setembro do mesmo ano. O WikiVT é uma ferramenta moderna de gestão do conhecimento, de construção coletiva, ambientada na internet para consulta diária, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho. 

A partir da necessidade de atualização dos procedimentos, o Coleprecor autorizou em julho deste ano o envio do projeto para apreciação do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga,  resultando na edição do Ato n. 13/2021 da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), que instituiu o Grupo Técnico de Trabalho de atualização e manutenção da plataforma sob coordenação da corregedora regional do TRT da 15ª Região (Campinas/ SP), desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, vice-coordenação do corregedor regional do TRT da 12ª Região (SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, atual vice-presidente do Coleprecor, a participação dos juízes Rafael Gustavo Palumbo (auxiliar da CGJT) e Lúcia Zimmermann  (auxiliar da Presidência do TRT-15) e gerente de regras de negócio das fases processuais do projeto, desde o início da construção do projeto. Da 15ª também participam  o secretário da Corregedoria Regional Vlademir Nei Suato e a servidora Candy Guimarães. Completam o grupo técnico os servidores Diêgo Carneiro Lopes, da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Nadja Maria Prates Públio, do TRT da 3ª Região (MG).

Ao promover a abertura dos trabalhos na manhã desta segunda-feira, a desembargadora Ana Paula Lockmann destacou a importância da plataforma, especialmente em face da crise sanitária. “Surgiu a necessidade de elaboração de estratégias e ações para a manutenção do WikiVT, visando inserir todas as sugestões enviadas pelos usuários que privilegiem a otimização do procedimento, valorizando o caráter colaborativo da iniciativa. Diante da pandemia, que impôs o teletrabalho e o trabalho híbrido, o projeto se tornou fundamental”, ressaltou a magistrada.

Entusiasta da WikiVT, o desembargador Amarildo Lima agradeceu a todos os servidores por aceitarem o desafio de atualizar o conteúdo da plataforma, que conforme a situação atual, se transforma em uma ferramenta de extrema utilidade. “Todos aqueles que vão se utilizar da plataforma terão ali um subsídio e poderão compreender melhor o desenvolvimento do trabalho na primeira instância, que é o cartão-postal da Justiça do Trabalho”. 

Segundo a juíza Lúcia Zimmermann, gerente de regras de negócio das fases processuais, a WikiVT é um projeto vivo que busca a padronização das rotinas de trabalho das unidades jurisdicionais de primeiro grau. “Por meio dessa plataforma, tanto magistrados quanto servidores terão acesso ágil às regras de negócio, às movimentações do processo judicial eletrônico e do sistema e-Gestão, e também dos normativos, os modelos de documentos relativos a cada uma das rotinas de trabalho, gerando um índice de inconsistências muito menor. É fazer uma entrega jurisdicional de uma forma bastante descomplicada, trabalhando pela redução do prazo médio em todos os tribunais do país e atendendo de forma eficiente o cidadão”, afirmou.

Grupos temáticos

O secretário da Corregedoria Regional do TRT-15 Vlademir Nei Suato fez uma contextualização histórica da concepção do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, criado para sanar algumas dificuldades, como por exemplo, a existência de vários manuais específicos, normas institucionais dispersas, dúvidas sobre a forma adequada de execução das tarefas e desconhecimento do fluxo processual e de processo do trabalho. “A partir disso, surgiu a ideia de criar um material de fácil consulta relacionado às tarefas do fluxo, consulta simples às regras e normativos relacionados à tarefa em execução. Estrategicamente, o índice da WikiVT exibe o próprio fluxo, visando fornecer uma visão sistêmica do processo”, explicou.

Nesta nova etapa do trabalho, o desafio é promover a atualização da plataforma no prazo de 60 dias, tornando-a atraente e preparada para a manutenção constante.  Ainda pela manhã, coube ao servidor Adilson Sérgio Bertoldo Junior, analista de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) da Corregedoria do TRT-15 e gerente de Suporte da WikiVT, instruir os participantes sobre a criação de conteúdo, inclusão de arquivos e links na plataforma. 

À tarde, os servidores dos TRTs, divididos em grupos, iniciaram as atividades colaborativas de análise  das demandas e das sugestões de melhoria sob a ótica de quatro temas: descrição do processo de trabalho, PJe, e-Gestão, e modelos e normativos. Os trabalhos se estendem ao longo da semana, sempre no formato telepresencial.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social