Orientados por juíza do TRT-15, estudantes avançam para etapa final do Torneio de Robótica com projetos sobre combate ao trabalho infantil

Orientados por juíza do TRT-15, estudantes avançam para etapa final do Torneio Brasil de Robótica com projetos sobre combate ao trabalho infantil
Conteúdo da Notícia

Após receber informações e esclarecimentos da juíza do trabalho Camila Ceroni Scarabelli, membro do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 15ª Região, um grupo de 10 alunos do 7º ao 9º ano do Colégio Múltiplo de Campinas obteve no dia 19/11 a maior nota em projeto do Sudeste no Torneio Brasil de Robótica, competição que tem como tema neste ano a Erradicação do Trabalho Infantil, especialidade da magistrada. Com um site, uma revista digital e um jogo, os adolescentes de 12 a 14 anos da equipe Ragnarök, supervisionados pela técnica Elaine de Oliveira Badijo, professora de Física e Tecnologia Educacional, ficaram em 2º lugar na etapa regional de São Paulo do TBR e vão agora apresentar os trabalhos na etapa nacional, durante o mês de dezembro.

"Independente do resultado do torneio TBR, eles já são vencedores pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da eliminação do trabalho infantil", destaca a juíza Camila Scarabelli, que é titular da 2ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto. A magistrada foi convidada em abril pelos estudantes para orientá-los sobre legislação nacional e internacional relacionada ao trabalho infantil, piores formas desse tipo trabalho, meios de resgate, proteção à criança e ao adolescente contra exploração ilícita e canais de denúncia. 

Após o diálogo com a juíza, os alunos construíram um site com histórias em quadrinhos e vídeos, uma revista eletrônica e um jogo digital com 16 perguntas sobre trabalho infantil. Para vencer, é preciso acertar todas as respostas do quiz em até 20 minutos, enquanto um labirinto com barreiras e monstros é percorrido pelos jogadores. 

O desenvolvimento do material foi acompanhado pela técnica da equipe, a professora Elaine Badijo, a quem também coube auxiliar os estudantes com estratégias pedagógicas. Inicialmente, os projetos foram validados por professores e alunos do Colégio Básico e da Escola Estadual Dr. Carlos Araújo Pimentel, ambos de Campinas. Em novembro, após avançarem na etapa regional de São Paulo do TBR, a magistrada Camila Scarabelli recebeu novamente os alunos para conhecer as ações e dialogar sobre os resultados.

"O retorno foi excelente. Eles conseguiram despertar tanto na garotada quanto nos docentes o interesse em conhecer mais e em aprofundar-se no trabalho formativo relacionado ao combate dessa chaga social que é o trabalho infantil", ressalta a juíza Camila Scarabelli. Na avaliação dos integrantes da Equipe  Ragnarök, levar conhecimento para ajudar na conscientização de jovens e adolescentes é mais importante do que a competição.

Torneio Brasil de Robótica

O TBR é um evento anual de cunho educativo, científico e tecnológico destinado a crianças, jovens e adultos. Trata-se de uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos. Já a equipe Ragnarök do Colégio Multiplo foi criada em 2016 e, desde então, acumula premiações em concursos de robótica. Atualmente, o time conta com oito meninas e dois meninos.

Conheça aqui o trabalho desenvolvido pela equipe Ragnarök para o TBR 2021.

Unidade Responsável:
Comunicação Social