Prestes a se aposentar, desembargadora Helena Rosa é homenageada em sessão de julgamento da 2ª Câmara

Prestes a se aposentar, desembargadora Helena Rosa é homenageada em sessão de julgamento da 2ª Câmara
Conteúdo da Notícia

“O momento de parar é agora! Tenho muitos planos e projetos, nada ligado ao direito, ao qual me dediquei por 45 anos. Vou levar no meu coração muita saudade, muitas boas lembranças, muitos amigos”. As palavras da desembargadora Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho deram início à sessão de julgamento da 1ª Turma da 2ª Câmara do TRT da 15ª Região nesta quarta-feira, 17/11, a última conduzida por ela. A desembargadora se aposenta no dia 1/12, depois de 33 anos dedicados à magistratura.

Os colegas magistrados, alguns advogados e servidores teceram elogios e homenagens, quebrando os protocolos da pauta de 20 processos que estaria por vir. O presidente da 1ª Turma da 2ª Câmara, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, destacou a trajetória da magistrada Helena Rosa. “Atuou com retidão e total envolvimento com a instituição. Participou de inúmeros eventos internos e externos, sempre demonstrando grande conhecimento na área. A atividade em nossa Câmara e respectivas decisões contribuíram  enormemente para o nosso eterno aprendizado”. 

O desembargador Eduardo Zanella lembrou também da atuação como vice-presidente administrativa no biênio 2016/2018 e na Seção Especializada de Dissídios Individuais, que tem como competência a apreciação de mandados de segurança. A decisão proferida no emblemático processo Shell/ Basf permitiu assegurar indenização aos trabalhadores contaminados e respectivas famílias. “A aposentadoria estará encerrando um ciclo no TRT-15. Entretanto, iniciará outro em sua vida, desprovido da enorme responsabilidade que é o exercício da magistratura. Aqui na 2ª Câmara deixará amigos e estaremos sempre à disposição”. 

A desembargadora Susana Graciela Santiso enviou uma mensagem, lida por Eduardo Zanella na sessão. “Nos conhecemos fazendo o primeiro concurso para a magistratura e tomamos posse em dezembro de 1988. Nossos filhos eram pequenos. Já se passaram quase 33 anos. Trabalhamos muito, participamos de inúmeras audiências e sessões. Nós saudamos sua trajetória e brilhante carreira. Desejamos a melhor aposentadoria do mundo”.

O desembargador José Otávio de Souza Ferreira agradeceu à Helena Rosa pelos anos de convivência e aprendizado.  “Que vossa excelência construa novos caminhos e que eles sejam tão profícuos quanto sua carreira no tribunal. A vida se encarrega de separar as pessoas, mas as grandes afeições e amizades não terminam nunca”, afirmou. Para o desembargador Wilton Borba Canicoba, a amiga Helena Rosa é modelo de pessoa e de julgadora. “Todo o carinho que temos por ela é retribuição de tudo aquilo que sempre demonstrou e foi para todos nós”.

Muito emocionada, a juíza convocada Patrícia Glugovskis Penna Martins, titular da VT de Mogi Mirim, fez a leitura de um texto que enviou à desembargadora Helena Rosa e complementou dizendo que “mudanças de uma vida inteira na magistratura são muito difíceis de serem tomadas. É um sacerdócio, algo que permeia nossos diversos papéis. Mas um ciclo se encerra para um recomeço muito melhor”. A juíza convocada Dora Rossi Goes Sanches, titular da 2ª VT de Jacareí, também enfatizou o quanto é difícil tomar uma decisão dessa natureza. “Não é fácil fechar o ciclo. São três décadas de dedicação. Parabéns. Tenho certeza de que novos sonhos virão e terá muita saúde e energia para conquistá-los”. 

Em nome de todos os servidores da 2ª Câmara, Cintia Boeton Freitas, secretária da 1ª Turma, desejou que o novo ciclo iniciado com a aposentadoria seja de muita alegria e de momentos bons. Também parabenizaram a desembargadora Helena Rosa o procurador do Ministério Público do Trabalho Nei Vieira e os advogados Ulisses Nutti Moreira e Marilda Izique Chebabi. Comovida, a  desembargadora Helena Rosa agradeceu  a todos. “Não vamos perder o contato. Tenho grande carinho por todos”, assinalou. 
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social