“Teletrabalho com foco nas pessoas” é tema de curso da Escola Judicial para gestores da 15ª

“Teletrabalho com foco nas pessoas” é tema de curso da Escola Judicial para gestores da 15ª
Conteúdo da Notícia

Teve início nesta segunda-feira, 5/7, o curso “Gestão do teletrabalho com foco nas pessoas”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O curso, de participação obrigatória para titulares de funções comissionadas de natureza gerencial, será oferecido para aproximadamente 317 gestores das áreas administrativa e judicial (1º e 2º graus) da 15ª, divididos em 4 turmas (julho, agosto, outubro e novembro), num total de 15 horas/aula ministradas em 5 dias (para cada turma).

O tema escolhido neste ano para ser abordado com os gestores foi o teletrabalho, uma realidade no serviço público já há algum tempo, mas que, com a gravidade da crise sanitária que ainda atinge a população, passou a inserir praticamente todo o efetivo do TRT-15 (com raras exceções) nesse sistema de trabalho.

O curso tem, assim, o objetivo principal de oferecer subsídios aos gestores para enfrentarem com sua equipe essa realidade desafiadora, com abordagem em engajamento e gestão da interação das equipes em trabalho remoto; engajamento x esgotamento; sinergia e a interação de grupos a distância; estratégias para gerir equipes, tendo como foco o engajamento, inclusive acolhimento de servidores que, em princípio, não têm afinidade com o trabalho a distância.

Corpo docente
 
A empresa contratada foi a Uno&Verso, que tem ministrado cursos a diversos demandantes na área de gestão de times de alta performance, comunicação e gestão de conflitos. Dentre os professores, José Ricardo Barcelos Grilo, pedagogo com Pós-Graduação em Educação Motora e criador e coordenador, desde 2005, da Pós-Graduação em Educação Lúdica no ISE Vera Cruz, além de lecionar no MBA da FGV - RJ na Pós-Graduação em Criatividade e Ludicidade.

A professora Ana Cláudia Braga Mendonça abordará, por sua vez, questões sobre gestão do tempo e como ela se dá em tempos de caos (gerenciamento da perda da conotação de tempo em momentos de isolamento; autodisciplina na gestão do tempo; gestão da comunicação por meios virtuais; reuniões produtivas e ferramentas). Ela também é secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral e ocupou cargos de liderança na área de pessoas no TST, STF, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e MPF. 

A professora Carla Furtado, do Instituto Feliciência, deverá abordar as temáticas de condução de metas diante da estrutura disponível; estratégias de autocuidado; manejo das cobranças de resultado perante as dificuldades tecnológicas, pessoais, familiares e de estresse; autocompaixão e qualidade de vida no home office. O Instituto Feliciência é um Centro de Formação nos campos das ciências relacionadas aos temas bem-estar, saúde mental, felicidade, liderança, com operações no Brasil e em Portugal.

Unidade Responsável:
Comunicação Social