TRT-15 aprova Plano Estratégico Institucional para o período de 2021 a 2026

TRT-15 aprova Plano Estratégico Institucional para o período de 2021 a 2026
Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região aprovou, em sessão administrativa do Tribunal Pleno, o novo Plano Estratégico Institucional (PEI) para o período de 2021 a 2026. O documento reúne informações sobre a identidade da instituição, que está representada pela missão, visão, valores e pela análise de ambiente. O relatório apresenta ainda o mapa estratégico, a cadeia de valor,  os macrodesafios, os objetivos, os indicadores e as metas nacionais para 2021.

Elaborado de acordo com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário prevista na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e em consonância com a Resolução nº 259/2020, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, o plano considerou os macrodesafios do poder judiciário que se encontram estruturados em três  perspectivas: sociedade, processos internos e aprendizado/ crescimento.

No PEI foi estabelecido como missão do TRT-15 realizar justiça no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania. Na condição de justiça ágil e efetiva, tem como visão continuar contribuindo para a pacificação social e o desenvolvimento sustentável do país. O plano definiu ainda que o TRT-15 deve agregar 14 atributos de valor para a sociedade: inovação, acessibilidade, ética, efetividade, transparência, eficiência, valorização das pessoas, responsabilidade socioambiental, comprometimento, celeridade, credibilidade, segurança jurídica, respeito à diversidade e solidariedade social.

A metodologia aplicada no processo de elaboração foi o “Balanced Scorecard – BSC” (Indicadores Balanceados de Desempenho), que possibilitou o alinhamento do plano estratégico com as ações operacionais da instituição.  Esse princípio pressupõe que a escolha de indicadores não deve se limitar às informações econômicas ou financeiras, sendo necessário contemplar também o desempenho de processos internos, pessoas, inovações e tecnologia.

O processo de elaboração do PEI contou com a participação de magistrados e gestores da instituição, representantes das unidades judiciárias e administrativas, que, em conjunto, deliberaram acerca da estratégia da instituição para o próximo sexênio. “O processo de construção do planejamento permitiu um intenso diálogo da Alta Administração, o que gerou o alinhamento da estratégia, maior transparência e foco em busca da concretização da visão de futuro do TRT da 15ª Região”, salienta a presidente do Tribunal, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.

Conforme preconiza a Res. nº 325, do CNJ, o PEI também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano Estratégico do TRT-15 para o ciclo 2021/2026  será revisado anualmente e observará o disposto no Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus,  conforme  Resolução nº 259/2020 - CSJT.

Unidade Responsável:
Comunicação Social